ajuda
AJUDA
AJUDA
AJUDA
AJUDA
AJUDA
AJUDAAAAAAAAA
Soluções para a tarefa
Resposta:
capital - Vitória
Área Total - 46 095,583 km² (23º)
População (de acordo com o ano de 2017)
- Estimativa 4 016 356 hab. (15º)
- Densidade 87,13 hab./km²
Explicação:
Localização
- Região Sudeste
- Estados limítrofes Bahia (a nordeste), Minas Gerais (a oeste) e Rio de Janeiro (sul)
- Regiões geográficas intermediárias 4
- Regiões geográficas imediatas 8
- Municípios 78
CLIMA - Tropical de altitude, tropical
História
A área hoje ocupada pelo Estado do Espírito Santo foi doada pela coroa portuguesa a Vasco Fernandes Coutinho. O fidalgo português chegou à capitania em 23 de maio de 1535. Como era domingo, a região foi batizada com o nome Espírito Santo.
Até o século XVII, a área foi alvo de guerras entre portugueses e indígenas. Franceses, ingleses e holandeses promoveram diversas invasões na região, que era parte do território baiano.
Nesse período foram criados engenhos de açúcar que possibilitaram a instalação dos primeiros povoados. A região cresceu, mas a economia, baseada na agricultura e comércio, enfraqueceu e a Coroa retomou a administração.
Foi em 1810, que o Espírito Santo adquiriu autonomia. Em 1823, a região passou a atrair imigrantes alemães, suíços, açorianos e holandeses.
Após o fim da escravidão, em 1888, imigrantes italianos também integraram as correntes migratórias que tiveram o pico entre 1892 e 1896. Os italianos contribuíram para a retomada do crescimento das lavouras de café.
O desempenho agrícola é que originou o nome capixaba, que na língua tupi significa terra boa para lavoura.
Relevo
O território capixaba é dividido entre o litoral, planalto e a costa atlântica. Na região serrana está localizada a serra da Chibata e o Pico da Bandeira, com 2.890 metros de altura. É o terceiro maior pico do País.
O clima do Espírito Santo é de influência tropical úmido. A temperatura média anual é de 23º C.
O rio mais importante é o Doce, cuja nascente está em Minas Gerais e percorre 944 quilômetros ao longo do Espírito Santo. Os demais rios que integram a bacia capixaba são o São Mateus, Itaúna, Itapemirim, Jucu, Itabapoana e Mucurí.
Economia
A economia do Espírito Santo é baseada, principalmente, na agricultura e indústria. Parte significativa do rendimento também está na extração mineral das reservas de petróleo, de gás natural e de calcário.
Os produtos de maior destaque são o café, arroz, milho, feijão, abacaxi, cacau, mandioca e mamão. Na criação de animais, destacam-se bois, suínos e aves.
Principais Rios
Os principais rios capixabas são o Rio Doce, o São Mateus, o Itaúnas, o Itapemirim e o Jucu. Os cinco integram as Bacias Costeiras do Sudeste. O clima é tropical litorâneo úmido, influenciado pela massa de ar tropical atlântica.