Filosofia, perguntado por thiago010168, 10 meses atrás

ajuda ai? plmds FILOSOFIA
1. O que é a identidade de uma pessoa? Todas as pessoas tem identidade?
2. Como a identidade se vincula com a consciência? Você consegue perceber essa relação em
si próprio/própria?
3. É importante que as pessoas valorizem suas próprias identidades?
Consciência e ser social.
1. A realidade social condiciona nossa consciência ou nossa consciência constrói a a existência
social? Justifique.
2. Indivíduo e sociedade.
a) A prevalência da consciência individual pode ser uma ameaça a consciência coletiva?
Explique.
b) A prevalência da consciência coletiva pode implicar na busca da felicidade dos indivíduos?
Explique.

Soluções para a tarefa

Respondido por leonardogarcia
4
  1. Pode-se dizer que a identidade da pessoa está relacionado com aquilo que ela sente-se pertencente; gama de atributos que definem uma pessoa, por exemplo: gostos musicais, alimentares e filosóficos. Sim, toda as pessoas tem uma identidade, pois cada uma tem o poder de absorver o que acha e sente como melhor e necessário, independente destas pessoas viverem em um grupo de semelhanças.
  2. *Resposta Pessoal* Exemplo de resposta: A identidade, à priori deve ser fruto da razão, isto é, devemos saber racionalmente o porquê gostamos de determinada coisa, porquê nos identificado com determinada filosofia; percebo essa relação em mim pelo fato da interpretação de mundo que tenho, acredito que uma vida só não basta para vivermos tudo o que gostaríamos de viver, experimentarmos tudo o que gostaríamos de experimentar, por isso me identifico com a filosofia budista, precisamos valorizar ao máximo nosso tempo de vida.
  3. Sim, é de extrema importância que as pessoas saibam valorizar suas próprias identidades, aliás, quando deixamos de valorizar aquilo que nos identificamos, podemos nos tornar pessoas sem identidade, sem algo em que acreditar, em outras palavras, perdemos a essência de construir a nossa própria história.

-------

  1. Podemos dizer que ambas condicionam nossa consciência, pelo fato de que quando ainda somo crianças e/ou adolescente imaturos, sofremos influências da sociedade - seja ela familiar, fraterna ou icônica - mas quando vamos tomando responsabilidade por nosso ser e consciência, a escolhas passam a ser nossas, ai nós nos tornamos aqueles que influenciarão.

        a) A consciência individual pode ser uma ameaça à consciência coletiva quando esta fere a liberdade das outras, pensando no aspecto de democracia, mas caso pense no aspecto racional, não, a consciência individual pode ser uma forma de não se tornar alienado da verdade, ou seja, fazer parte da "massa", senso comum.

       b) A prevalência da consciência coletiva pode implicar na busca de felicidade dos indivíduos negativamente quando impõe um padrão de felicidade que não deveria ser quebrado, por exemplo impor o Cristianismo como único meio de felicidade, mas também pode ser uma meio de ajudar as pessoas a alcançarem felicidade, quando essa consciência coletiva ajuda cada indivíduo a se identificar de sua forma.  


thiago010168: OI?
thiago010168: poderia me ajudar em outra?
Perguntas interessantes