Química, perguntado por sacisaopaulino, 10 meses atrás

ajuda ai, please

As dissoluções de sais em água podem ser endotérmicas ou exotérmicas, conforme as equações representadas a seguir:

CaC


2(s)


+ H2O()

2+

(aq)



(aq)


H = –83 kJ.mol–1

NH NO + H O

 NH +

+ NO 


H = +26 kJ.mol1



4 3(s) 2 ( ) 4

(aq)

3 (aq)


Nesse caso, a temperatura das soluções aquosas formadas por meio das dissoluções dos sais CaC2 e NH4NO3, que são feitas espontaneamente a 25 °C,

A. aumenta no caso do NH4NO3(s) e diminui no caso do CaC2, pois ocorre, respectivamente, absorção e liberação de energia durante as dissoluções.

B. aumenta em ambas as dissoluções, pois ocorre o aumento da energia cinética média das partículas dos dois sistemas.

C. aumenta no caso do CaC2(s) e diminui no caso do NH4NO3(s), pois os processos de dissolução ocorrem, respectivamente, com diminuição e aumento de entalpia.

D. diminui em ambas as dissoluções, pois a quebra do retículo cristalino dos dois sais ocorre com absorção de energia da vizinhança.

E. diminui no caso do CaC2(s) e aumenta no caso do NH4NO3(s), pois ocorre, respectivamente, diminuição e aumento da energia potencial das partículas.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por flaviotheodore
2

Resposta:

Alternativa C.

Explicação:

Dissolução endotérmica é aquela que ocorre com absorção de calor, portanto o frasco em que a solução está contida resfria. Já na dissolução exotérmica ocorre liberação de calor, portanto o frasco esquenta.

A dissolução do cloreto de cálcio (a primeira reação) é exotérmica, pois o delta H é negativo, enquanto que a dissolução do nitrato de amônio (segunda reação) é endotérmica pois o delta H é positivo.

Perguntas interessantes