Ajuda aí pfv valendo 10pts
Soluções para a tarefa
Resposta:
Estava integrada por membros do clero, da nobreza e do Exército e representantes das cidades do norte de Portugal. ... Enquanto isso, Dom João VI volta a Portugal com parte da sua família e da nobreza que o acompanhou. O filho mais velho, Dom Pedro, ficaria no Brasil, como Príncipe-Regente.
obs.: valendo 5 pontos n 10
Resposta:
insatisfeito com a permanência da Corte no Brasil
Explicação:
Na cidade do Porto, outro grupo insatisfeito com a permanência da Corte no Brasil, constitui a Junta Provisional do Governo Supremo do Reino. Estava integrada por membros do clero, da nobreza e do Exército e representantes das cidades do norte de Portugal
Redigiram um “Manifesto da Nação Portuguesa aos Soberanos e Povos da Europa" onde reafirmava a fidelidade ao Rei, mas exigiam a promulgação de uma Constituição que limitasse o poder do soberano. Também queriam a volta do Brasil à condição de Colônia e a restauração do monopólio comercial português.
Outras cidades aderem ao movimento e em 28 de setembro são convocadas as eleições para formar a Corte Constituinte. Em janeiro de 1821, as Cortes portuguesas se reúnem para elaborar o documento. Enquanto isso, Dom João VI volta a Portugal com parte da sua família e da nobreza que o acompanhou.
O filho mais velho, Dom Pedro, ficaria no Brasil, como Príncipe-Regente. Esta, talvez, tenha sido a última grande jogada política de Dom João VI, pois deixando o filho ali, ele alimentava a esperança de manter unidos os laços entre Portugal e Brasil.