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“MALDITAS DEFESAS MORAIS”
Cinara Nahra não é somente filósofa, é também lutadora por uma nova
ética e contra os PRECONCEITOS MORALISTAS QUE NÃO SÃO
JUSTIFICÁVEIS. O que é uma moral justificável? É uma moral que tem um
conteúdo que é justificável a todos, quer dizer, é no igual interesse de todos. É
UNIVERSALIZÁVEL!
Não é justificável, NEM UNIVERSALIZÁVEL, uma MORAL QUE
EXCLUI. A tradição cristã era inimiga do prazer sensual e dela derivam ideias
supostamente morais que não tem justificação. Contra tais ideias a autora insiste
no princípio que nenhuma ação deve ser moralmente condenável exceto se
prejudica a outros. O indivíduo tem o direito de fazer com sua vida o que
quiser; se respeita a liberdade e o bem estar dos outros toda tal ação é
inocente, e a autora enfatiza que toda a condenação duma vida inocente como
a dos gays ou da prostituição produz humilhação e sofrimento e deve ser
condenada. Uma moral perversa pode ser igualmente imoral como qualquer
outro tipo de opressão; a maioria dos crimes na história e ainda hoje se fizeram
e se fazem em nome de princípios morais injustificáveis. Muita gente teme que
estejamos perdendo a moral. Mas A MORAL NÃO EXISTE!
Conceitos morais injustificáveis devem se perder porque geram
imoralidade. O que ela defende não é uma postura permissiva em que se
relaxariam as verdadeiras normas morais, mas sim uma postura combativa que
critica a imoralidade de uma moral pervertida em nome de uma nova ética, quer
dizer duma moral que respeita a razão e a liberdade de todos!
O problema do aborto é mais delicado. Também aqui se trata de respeitar
o direito de um grupo de pessoas se auto-determinarem, mas este direito só
pode ser decisivo para permitir o aborto se ficar claro que com isso um outro
grupo de pessoas possíveis não é prejudicado. O aborto só pode ser permitido
se não for homicídio, e quanto a isso temos argumentos de ambos os lados. O
embrião ou feto já é um Ser humano? Sim dizem alguns! Não é! Dizem outros.
Embora biologicamente seja homem, moral e legalmente não é ainda, e
ainda não é uma pessoa! O que poderia chamar de acordo mútuo entre os
parceiros da comunidade moral não se refere à proteção de crianças ainda não
nascidas. Não creio que esta disputa tenha uma resposta conclusiva. Nesse
caso parece que a tolerância leva à disposição ao compromisso de repensar, e
isso já aparece nas lesgislações de muitos países modernos permitindo o aborto
até os 4 primeiros meses de gestação. Esta determinação concordaria com a
fase em que o embrião não tem ainda a capacidade de sentir dor. Penso que
num problema tão elementar quanto o aborto não se deveria usar argumentos
que nem todos entendem com facilidade. Também as crianças devem poder
entender que um aborto pode ser legítimo, e me parece ser o caso de somente
quando o feto ainda não pode sofrer. Bentham, fundador do utilitarismo disse: o
critério para estabelecer se temos ou não obrigações morais para com um
ser, não é que este seja racional, é que possa sofrer!
1). Qual princípio, das alternativas abaixo, em princípio, para a autora, distingue a moral da
ética?
A) Compaixão.
B) Dúvida.
C) Lógica.
D) Universalidade.
E) Historicidade.
2). Por qual princípio a autora afirma que a moral NÃO existe? Ou em qual princípio está
calcado esta moral atacada pela autora?
A) Igualdade.
B) Violência.
C) Racionalismo.
D) Exclusão.
E) Crueldade.
3). Qual das alternativas abaixo expressa a principal e primeira crença da mística, envolta
no amor romântico e no casamento, que acredita que neste tipo de amor não há?
A) Racionalidade.
B) Liberdade.
C) Interesse.
D) Paixão.
E) Ânsia.
4). Qual, das alternativas abaixo, coloca a moral, atacada pela autora, por excelência, além
da mentira, a situação, atual desta moral, de?
A) Verdade.
B) Hipocrisia.
C) Versatilidade.
D) Universalidade.
E) Igualdade.
5). A que ideia de amor propugnada pela autora somos levados? Ou a que ideia de amor a
autora aceitaria como válida e praticável?
A) Imposição cultural forjada e universal a todos os indivíduos aceitar e reproduzir.
B) Construção pessoal livremente inventada a cada indivíduo fazer.
C) Ilusão dada e à escolha de cada indivíduo “abrir mão”.
D) Impulso pessoal e errante que leva a adequação cultural ao meio.
E) Caminho Universal mas imposto culturalmente que deve ser seguido.
6). Qual o pilar da Metafísica Nietzsche ataca?
A) A crença em outro mundo ideal que valoriza o mundo real.
B) A crença em outro mundo ideal que nega o mundo real.
C) A crença em outro mundo real que valoriza o mundo ideal.
D) A crença de que o mundo real é um desdobramento perfeito do mundo ideal.
E) A crença de que o mundo ideal é uma reprodução malfeita do mundo real.
7). Segundo a autora, em qual fundamento o amor romântico e o casamento estão
calcados?
A) Verdade.
B) Desilusão.
C) Parcimônia.
D) Mentira.
E) Revolta
Soluções para a tarefa
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revolta
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