Sociologia, perguntado por fbarbara896ow8pqq, 11 meses atrás

AJUDA AEE!

1)Diferencie Solidariedade Mecânica e Solidariedade Orgânica segundo a teoria de Durkheim.



2)Explique como, nas sociedades de solidariedade Orgânica, a divisão do trabalho serve para manter a coesão social.



3)Defina o que Max Weber chamou de “Ética Protestante”.


4)Descreva como a ética protestante foi importante no desenvolvimento do sistema capitalista segundo Max Weber.


5)Diferencie Infra estrutura e Super estrutura segundo Karl Marx.


6)Explique a importância do Trabalho na perspectiva de Karl Marx.


7)Descreva o conceito de “Alienação” conforme estudamos.


8)Dê um exemplo de alienação a partir do conceito que você explicou na questão anterior.


9)Descreva o que foi o Fordismo como método de organização do trabalho.



10)Descreva o que foi o Taylorismo como método de organização do trabalho.


Soluções para a tarefa

Respondido por myleskennedy
1

Resposta:a 1 A  Solidariedade Mecânica é constituída por um sistema de segmentos homogêneos e semelhantes entre si. Os membros da sociedade em que domina a Solidariedade Mecânica estão unidos por laços de parentesco.

O meio natural e necessário a essa sociedade é o meio natal, onde o lugar de cada um é estabelecido pela consangüinidade e a estrutura dessa sociedade é simples.

O indivíduo, nessa sociedade, é socializado porque, não tendo individualidade própria, se confunde com seus semelhantes no seio de um mesmo tipo coletivo.

A Solidariedade Orgânica é fruto das diferenças sociais, já que são essas diferenças que unem os indivíduos pela necessidade de troca de serviços e pela sua interdependência. Os membros da sociedade onde predomina a Solidariedade Orgânica estão unidos em virtude da divisão do trabalho social.

O meio natural e necessário a essa sociedade é o meio profissional, onde o lugar de cada um é estabelecido pela função que desempenha e a estrutura dessa sociedade é complexa.

O indivíduo, nessa sociedade é socializado porque, embora tenha sua individualidade profissional, depende dos demais e por conseguinte, da sociedade resultante dessa união.

A sociedade que resulta da divisão do trabalho social predomina, embora a de direito seja mantida. espero ter ajudado

a 3 A ética protestante do trabalho, a ética calvinista do trabalho ou a ética puritana do trabalho[nota é um conceito na teologia, sociologia, economia e história qual enfatiza que trabalho árduo, disciplina e frugalidade são um resultado de uma subscrição da pessoa para os valores expostos pela fé Protestante, particularmente Calvinismo.

a 4 A ética protestante e o "espírito" do capitalismo (no original em alemão Die protestantische Ethik und der 'Geist' des Kapitalismus) é uma obra produzida por Max Weber (1864-1920), considerado um dos fundadores do pensamento sociológico. Trata-se do seu livro mais lido e mais conhecido. Nele ele investiga a relação existente entre certa forma de conduta econômica e suas raízes religiosas, vez para o inglês em 1930, texto que foi a base da tradução brasileira de 1967 . Uma segunda tradução, baseada diretamente no alemão, só foi publicada no Brasil em 2004 (realizada por José Marcos Mariani de Macedo)

a 5 A sua base ou infraestrutura seria o conjunto das relações de produção, ou seja, as relações de classes estabelecidas em determinada sociedade. ... A superestrutura é derivada do conflito de interesses das diferentes classes que fazem parte da base econômica de determinada sociedade.

a 6 O trabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento. ... A relação entre trabalho e subsistência, ou sobrevivência, era íntima e direta. Foi por essa razão que Marx definiu a força de trabalho como o bem “inalienável” do ser humano.

a 9 Fordismo, termo criado por Henry Ford, em 1914, refere-se aos sistemas de produção em massa (linha de produção) e gestão idealizados em 1913 pelo empresário estadunidense Henry Ford, autor do livro "Minha filosofia e indústria", fundador da Ford Motor Company, em Highland Park. Trata-se de uma forma de racionalização da produção capitalista baseada em inovações técnicas e organizacionais que se articulam tendo em vista, de um lado a produção em massa e, do outro, o consumo em massa. Ou seja, esse "conjunto de mudanças nos processos de trabalho (semi-automatização, linhas de montagem)" é intimamente vinculado as novas formas de consumismo social.

e a 10 Taylorismo. O Taylorismo é um sistema de gestão do trabalho baseado em diversas técnicas para o aproveitamento ótimo da mão de obra contratada. Foi desenvolvido no início do século XIX, a partir de estudos sobre os movimentos do homem e da máquina nos processos produtivos fabris.

Explicação:espero ter ajudado pois vc é linda  vc que fica com migo


myleskennedy: por que vc não fala nada
myleskennedy: vc que fica comigo
myleskennedy: vc é linda
myleskennedy: de verdade
myleskennedy: eu não costumo mentir
myleskennedy: vc que fica
fbarbara896ow8pqq: desculpa mas n
tadeboa: ta mas ainda somos amigos né podemos se ajudar nas resposta só sendo amigo a e estou com outra conta por 43 horas me bloquearam 2 vezes sendo que eu não fiz nada blz e somos amigos né
tadeboa: mas se casso se arepender já sabe que eu desculpo blz
tadeboa: a e somos amigos né
Perguntas interessantes