. Ajuda ae pow e pra 5 minutos 3.Questão 01) Habilidade trabalhada: Compreender, por meio de fontes históricas, os elementos que levaram ao fim do Império Romano e a constituição da Idade Média Europeia.
A Queda do Império Romano do Ocidente (476)
Com a deposição de Rómulo Augusto em 476 pelo bárbaro Odoacro, desapareceu o Império Romano do Ocidente. Jordanes (século VI) narra-nos sinteticamente este episódio.
Oreste, tendo tomado o comando do exército, partiu de Roma ao encontro dos inimigos e chegou a Ravena, onde parou para fazer imperador seu filho Rômulo Augusto. Porém, pouco depois de Augusto ter sido estabelecido imperador em Ravena, por seu pai Oreste, Odoacro, rei dos Turcilingos, tendo consigo diversas tribos bárbaras, ocupou a Itália. Oreste foi morto e o seu filho Augusto expulso do reino e condenado à pena de exílio no Castelo Luculano, na Campânia.
Assim, o Império do Ocidente do povo romano, que o primeiro dos Augustos, Otávio Augusto, tinha começado, pereceu com Rômulo Augusto.
(ESPINOSA, Fernanda. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1972, p. 11).
A fonte histórica acima transcrita faz referência ao processo de passagem entre o fim da História Antiga e o início da Idade Média. Responda as seguintes questões:
a) Cite pelo menos duas causas que podem ser apontadas como responsáveis pelo fim do Império Romano do Ocidente.
b) Dentre os motivos que levaram ao fim o Império Romano, qual deles a fonte histórica faz referência?
c) Para os romanos, quem eram considerados como “bárbaros”?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra c).
Explicação:
Caio Júlio César Otaviano Augusto (nascido Caio Otávio) foi o primeiro imperador romano. Ele era sobrinho-neto de Júlio César e por ele foi adotado. Assim como Júlio César, Otávio também compôs um triunvirato, o Segundo Triunvirato Romano, uma aliança efetivada para que líderes dividissem o poder. O Segundo Triunvirato foi reconhecido oficialmente, e era formado por Otávio, Emílio Lépido e Marco Antônio. Uma das principais intenções do trio era perseguir os conspiradores responsáveis pelo assassinato de Júlio César. No entanto, a relação do trio foi abalada, primeiro pela tentativa de Lépido em tomar o poder, e depois pela disputa entre Otávio e Marco Antônio, que na Batalha de Actum entraram em conflito aberto no mar da Grécia. Otávio saiu vencedor da disputa, e Marco Antônio, apoiado por Egito e lutando ao lado de Cleópatra, fugiu com a faraó para as terras ao norte da África, marcando o fim do segundo triunvirato e o início do Império Romano, sob a liderança de Otávio.
Vencendo seus opositores foi nomeado o grande e principal general, sendo reconhecido pelo senado como o principal, ou o príncipe. Por isso recebeu o título de Augusto, como ficou conhecido na História. Por ser o príncipe, o regime passou de uma república para império. Foi durante o governo de Augusto que ocorreu o período conhecido como a Pax Romana.