Português, perguntado por fs353180, 7 meses atrás

Ajuda!

•A seguir, foram transcritos trechos de textos lidos neste capítulo. explique a função das conjunções subordinativas e a relação de sentido que estabelecem nas orações subordinadas adverbiais destacadas.

...

A) A perpetuação desse estado de medo, quando se considera que nada é digno de confiança[...] é preocupante[...].

B) Paz social significa [...] nunca desejar comprar uma arma para se defender [...]

C) [...] empregar violência desmedida para extinguir inimigos, opositores políticos ou movimentos de protesto coletivo era recurso de poder legítimo.

D) Ainda que saibamos que o presente não é mera repetição do passado, traços dessa cultura que associa a violência - como se legítima fosse - ao poder social e político se atualizaram na cultura política brasileira

E) Quando alguns grupos sociais sentem mais seguros do que outros, porque são preferencialmente beneficiados da proteção estatal, temos um cenário de divisão. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por larissamagrani
38

Orações subordinadas dependem de conjunção para que seu sentido seja  compreendido.

a)  Adverbial temporal

b) Adverbial final  

c) Adverbial final  

d)  Adverbial concessiva

e)  Adverbial casual

Orações subordinadas adverbiais consecutivas apresentam uma ideia de consequência, resultado, circunstâncias de efeito por conta de determinada ação.

São representadas por locuções conjuntivas como: de sorte que, de modo que. Um exemplo de oração subordinada adverbial consecutiva é: o valor da casa custava tão caro que ela desistiu da compra.

As orações subordinadas adverbiais podem se classificar ainda em: causal, representando a razão da ação (porque, visto que, como), condicional, que atribui uma ideia de condição (se, caso, desde que), concessiva (embora, a menos que, se bem que), conformativa (conforme, consoante, como), comparativa (como, que, do que), final (para que, a fim de que, que), temporal (quando, enquanto, logo que) e proporcional medida que, à proporção que, quanto mais...tanto mais).

Link: brainly.com.br/tarefa/31142397

Anexos:
Perguntas interessantes