Ajuda?
1. (Unicamp 2015 - adaptado) O circo não é mais o mesmo, respeitável público. A tradição do
picadeiro itinerante, da arte hereditária, vem se transformando. Uma das grandes mudanças foi a
partir da segunda metade do século XX, quando os próprios artistas, preocupados com as exigências
da educação formal de seus filhos, decidiram fixar residência. Muitos reduziram as viagens,
mandaram as crianças para a casa de parentes e para uma escola fixa e assumiram um novo modo
de vida. O circo não é mais o mesmo: encontrou outros modos de organizar-se, muito além da lona.
Ocupa espaços nunca antes imaginados, como academias, projetos sociais, oficinas culturais e até
hospitais.
No Brasil, grande parte dessa transformação se deve aos próprios artistas que, preocupados ainda
com a continuidade da arte circense, participaram da criação de escolas para a formação das novas
gerações. Escolas e cursos abertos a quem se interessasse. De fato “os próprios artistas foram
abrindo o ambiente para outras pessoas e facilitando esta via de mão dupla. O ‘circo novo’ de hoje
estabelece-se a partir desta relação com o novo sujeito histórico”, afirma Rodrigo Mallet Duprat,
autor da tese Realidades e particularidades da formação do profissional circense no Brasil: rumo a
uma formação técnica e superior.
Rodrigo investigou a formação do profissional de circo no Brasil, na Bélgica, na França e na Espanha.
O objetivo do trabalho foi entender a pluralidade da formação do profissional de circo de hoje bem
como sua atuação em outros âmbitos, para além do artístico/profissional. A pesquisa foi desenvolvida
no programa de pós-graduação em Educação Física, na área de concentração Educação Física e
Sociedade.
Rodrigo entende que atualmente a atividade é exercida por diferentes profissionais como
professores de teatro, artes ou educação física. A tese propõe formação continuada a fim de habilitar
o profissional de circo para atuar em todos os âmbitos, inclusive naqueles que ganharam maior
espaço no Brasil nas últimas décadas, como os projetos de circo social. “Há, no mercado, profissionais
híbridos, oriundos de várias áreas de formação, inclusive no circo familiar. Mas, como falta um curso
superior, muitos artistas que começaram nas artes circenses vão para outras áreas do conhecimento
como ciências sociais, dança, teatro, educação física, história... É até bom existir essa amplitude só
que aquele profissional poderia ter a possibilidade de se formar, fazer um curso superior de artes do
circo”, defende o autor da tese.
Adaptado de Patrícia Lauretti, “Tem diploma no circo”, Jornal da Unicamp, no. 607, 22/09/2014, p. 12.
a) Em um texto jornalístico, usam-se fontes fidedignas para dar credibilidade às informações. Aponte
os tipos de fontes usados no texto acima para comprovar algo.
b) Com base nas informações do texto, descreva o profissional do circo e sua formação nos dias
atuais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resolução
a) O texto de Patrícia Lauretti traz no primeiro
parágrafo dados históricos sobre os profissionais
circenses. Para corroborar a credibilidade de suas
informações sobre essa arte na atualidade, a
autora cita a tese de doutorado do Rodrigo Mallet
Duprat e trechos de uma entrevista com ele.
Portanto, observam-se o discurso da jornalista e
o do pesquisador, cuja marca discursiva distingue-
se pelo uso das aspas.
b) Segundo o texto, o profissional do circo, que antes
levava uma vida itinerante, hoje fixou “residência
por preocupação com a educação formal dos filhos
e ocupa espaços como academias esportivas,
projetos sociais, oficinas culturais, hospitais,
assumindo um novo modo de vida que ultrapassa
os limites da “lona circense”. Além disso, antes a
formação dos profissionais circenses era
fundamentada na tradição (“arte hereditária”);
hoje é mais ampla porque vem de várias áreas do
conhecimento: muitos deles são professores de
teatro, artes ou educação física.
Essa série de questões apresenta uma série de aspectos do gênero jornalístico, além disso para responder a questão precisaremos fazer uma interpretação de texto.
a) Em um texto jornalístico, usam-se fontes fidedignas para dar credibilidade às informações. Aponte os tipos de fontes usados no texto acima para comprovar algo.
O texto jornalístico exposto na questão, apresenta no primeiro parágrafo dados sobre a atuação dos profissionais do circo, com o intuito de trazer credibilidade para as informações apresentadas no texto.
Além disso, a jornalista cita a tese de doutorado de Rodrigo Mallet Duprat) e também citações do autor da tese de doutorado, como vemos no trecho:
“circo novo’ de hoje estabelece-se a partir desta relação com o novo sujeito histórico”, afirma Rodrigo Mallet”
É possível perceber que essas informações não são da jornalista através do uso de vírgulas, que demarca que o conteúdo citado é de uma terceira pessoa.
b) Com base nas informações do texto, descreva o profissional do circo e sua formação nos dias atuais.
De acordo com o texto, o modo como o profissional do circo leva a sua vida mudou, antes esses grupos profissionais levavam uma vida itinerante sem fixar residência, atualmente esses profissionais fixam em residências por diversas razões entre elas por:
"preocupação com a educação dos filhos e ocupar espaços como academia esportivas, projetos sociais, oficinas culturais, hospitais, assumindo um novo modelo de vida”.
Além disso, a autora aborda para uma mudança de perfil na formação desses profissionais segundo ela a:
“falta um curso superior, muitos artistas que começaram nas artes circenses vão para outras áreas do conhecimento como ciências sociais, dança, teatro, educação física, história”
Com isso, podemos afirmar que além da mudança social dos profissionais do circo, uma vez que muitos profissionais ao não conseguirem sucesso nessa área migram para outras atividades.
Leia mais sobre interpretação de texto em: https://brainly.com.br/tarefa/20529241