História, perguntado por anavitoriaa994, 4 meses atrás

AJUDA!!!

1- Explique, o que ocorreu em Portugal em 1820? Que contribuição esse acontecimento trouxe para a história política do Brasil?

2- Em relação ao reconhecimento internacional, como outros países receberam a notícia do novo momento política do país?

3- Análise os interesses do governo inglês em médias o acordo entre Brasil e Portugal para o reconhecimento da independência.

4- Quais aspectos marcaram o texto elaborado no projeto da constituição em 1823?

5- Na constituição de 1824, promulgada por D. Pedro I, quais as funções de cada poder?

6- Qual a relação estabelecida entre estado e igreja na constituição de 1824?​

Soluções para a tarefa

Respondido por sandrarocha37822
2

Resposta:

1- A Revolução Liberal do Porto aconteceu em 1820 e foi um movimento militar que exigia o retorno de Dom João VI para Portugal, a restauração do Brasil como colônia portuguesa e a formação de uma monarquia constitucional.

2-...

3-A Inglaterra queria reconhecer a independência brasileira para manter seus privilégios comerciais (Tratados de 1810), mas isso só deveria ser feito depois que Portugal reconhecesse a independência brasileira (os ingleses não queriam se indispor com o seus mais antigo aliado, Portugal).

4-Essa foi justamente uma das principais características da Constituinte de 1823: o voto censitário e a exclusão da participação popular no processo político. Outro aspecto muito importante da carta foi a limitação dos poderes do imperador e a valorização da autonomia do Legislativo.

5-O Poder Moderador, exercido pelo imperador, lhe dava o direito de intervir nos demais poderes, dissolver a assembleia legislativa, nomear senadores, sancionava e vetava leis, nomeava ministros e magistrados, e os depunha. Poder Executivo: exercido pelo Imperador que, por sua vez, nomeava os presidentes de províncias.

6-A Constituição brasileira de 1824 conferiu à Igreja Católica o título de religião oficial do Império, mantendo sobre ela os mesmos controles e concedendo as mesmas prerrogativas da época do Império, o que demonstra que a separação Igreja/Estado nesse período histórico ainda era precária ou inexistente.

Explicação:

Perguntas interessantes