Airbags [...] Um dos equipamentos mais eficientes para evitar lesões em batidas é o airbag. Colocado entre os bancos da frente e o painel ou nas laterais, ele infla rapidamente quando ocorre uma desaceleração violenta. No caso de colisões frontais, o motorista se choca contra o airbag, que é muito mais flexível que o painel. Considere duas colisões idênticas, mas leve em conta que em apenas uma das situações o carro possui airbag. A colisão motorista x airbag tem uma duração muito maior do que a colisão motorista x painel. Para os dois casos, a variação da quantidade de movimento do motorista é a mesma, mas o tempo que este leva para parar é muito maior na situação com airbag [...]. Com base nesse texto, a grandeza que tem seu módulo reduzido com o uso do airbag é * 5 pontos
A) a energia potencial elástica durante a colisão.
B) a força durante a colisão.
C) a massa total do sistema durante a colisão.
D) o impulso durante a colisão.
E) o torque durante a colisão.
Soluções para a tarefa
Resposta:
B
Explicação:
Como em ambas as colisões a variação da quantidade de movimento é a mesma, a única mudança é no tempo decorrido.
Pela segunda Lei de Newton:
Fr=m.a
Aceleração também pode ser escrita como sendo
∆V/t
Fr=m.∆V/t
Note que, em uma colisão com Airbag, por ocorrer em um maior intervalo de tempo, faz com que a aceleração seja menor, o que causa a diminuição na força resultante aplicada no motorista, diminuindo assim os riscos de danos e lesões.
A grandeza que tem seu módulo reduzido com o uso do airbag será: a força durante a colisão - letra b).
Qual a conexão da segunda lei de Newton com Aceleração?
Isaac Newton criou diversas leis porém as três principais acabam sendo pilares para grande parte dos desenvolvimentos, sendo conhecido como princípios da dinâmica.
Com isso, Newton acabou criando na segunda lei, a projeção que a resultante F das forças que estarão sendo aplicadas a um determinado ponto material de massa m, iria acabar produzindo uma aceleração, sendo reconhecida como:
- Fr = m . a
E analisando o enunciado, verificamos que nas duas colisões, sua variação de quantidade acaba sendo idêntica, portanto como já projetamos a equação anterior, podemos aproveitá-la melhor dessas formas.
- ∆V / t
- Fr = m.∆V / t
Então finalizamos sabendo que a alternativa b).
Para saber mais sobre Aceleração:
brainly.com.br/tarefa/20718761
#SPJ2