Ainda sobre o livro " As 17 equações que mudaram o mundo". Quando aborda o tema sobre o estudo das órbitas dos astros celestes intriga e inspira a humanidade desde as primeiras civilizações, e suas aplicações vão da agricultura ao lançamento de foguetes e satélites. Sobre a lei da gravitação proposta por Newton, pode-se afirmar corretamente:
Soluções para a tarefa
Resposta:
A força de atração gravitacional é proporcional às massas e à distância entre os corpos;
Explicação:
A. A força de atração gravitacional é proporcional às massas e à distância entre os corpos;
Retirado do livro: ”Determina a força de atração gravitacional entre dois corpos em termos de suas massas e da distância entre eles.”
B. Quem formulou a lei da gravitação de Newton foi, na verdade, o físico Robert Hooke, que acusou Newton de plágio após a publicação do Principia;
Retirado do livro: ” Robert Hooke. Quando Newton publicou a lei em 1687 no seu Principia, Hooke o acusou de plágio. Entretanto, Newton forneceu a primeira dedução matemática de órbitas elípticas a partir da lei, o que era fundamental para estabelecer que estava correta, e Hooke reconheceu esse fato.”
C. Newton desenvolveu seu modelo a partir das leis desenvolvidas anteriormente por Copérnico, levando em conta trajetórias elípticas;
Retirado do livro: ”a sugerir que Copérnico foi, para dizer o mínimo, influenciado por al-Katibi,”
D. A universalidade da lei de Newton é seu aspecto mais importante, pois garante que seja aplicável a sistemas que envolvem múltiplos corpos;
Não há nada no livro sobre universalidade da lei de Newton
E. Outros corpos do Sistema Solar, além dos planetas e do próprio Sol, não afetam em nada as trajetórias dos planetas, bastando a lei da atração;gravitacional para descrever o movimento.
Retirado do livro: ”E explica também por que essa descrição não é exata: os outros corpos do Sistema Solar, além do Sol e do próprio planeta, afetam o movimento. Para levar em conta essas perturbações, é necessário resolver as equações do movimento para três ou quatro corpos. Em particular, se quisermos predizer o movimento da Lua com alta precisão, devemos incluir o Sol e a Terra nas equações. Os efeitos dos outros planetas, especialmente Júpiter,...”