Ainda sobre a utilização das Forças Armadas na segurança pública, segue trecho de reportagem do site Senado Notícias.
“Uso das Forças Armadas na segurança pública é defendido na CRE.
Ação na falência
Primeiro a falar, o coordenador da pós-graduação da Escola Superior de Guerra (ESG), contra-almirante Antonio Ruy de Almeida Silva, disse que as Forças Armadas têm como atividades principais a defesa da pátria e a garantia do pleno funcionamento dos poderes constitucionais. Entretanto, elas também podem ser usadas na segurança pública, embora os militares não sejam usualmente treinados para esse tipo de ação.
Mas esse uso das Forças Armadas na segurança pública só deve ocorrer quando houver falência dos órgãos tradicionalmente responsáveis, disse o contra-almirante. De acordo com ele, é uma tendência mundial o uso dessas forças militares fora de suas atividades típicas, como a participação em ações sociais, tais como navios-hospital na Amazônia, obras públicas ou distribuição de água em locais atingidos pela seca no Nordeste.
Por sua vez, o professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Augusto Wagner Menezes Teixeira Júnior, afirmou que ações subsidiárias são cada vez mais solicitadas pelas autoridades públicas às Forças Armadas. São ações como ajuda em desastres civis ou acidentes ambientais, mas também na segurança pública. Mas ele alerta que o poderio militar não deve ser a primeira opção em determinadas situações e que as funções originais dessas forças não devem ser deixadas de lado.”
Disponível em: . Acesso em: 22 outubro 2018.
Com base no que foi estudado sobre a utilização das Forças Armadas na segurança pública, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
Uma das funções típicas das Forças Armadas é atuar na segurança pública.
b.
A “atuação na falência” e subsidiariedade da atuação não guardam qualquer relação entre si.
c.
A “ação de falência” de que trata o texto decorre do fato de o governador de estado optar por empregar as Forças Armadas na segurança pública para poder otimizar os recursos pessoais dos órgãos policiais do seu estado.
d.
O caráter subsidiário de atuação das Forças Armadas não ocorre somente quanto à segurança pública, mas também em desastres e acidentes, conforme afirmou o professor Augusto Wagner.
e.
Na sua formação, os militares das Forças Armadas são dotados de treinamento em ações de segurança pública.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
ERRADA ____ A “ação de falência” de que trata o texto decorre do fato de o governador de estado optar por empregar as Forças Armadas na segurança pública para poder otimizar os recursos pessoais dos órgãos policiais do seu estado. ERRADA
Explicação:
Ava
Respondido por
4
Resposta:
O caráter subsidiário de atuação das Forças Armadas não ocorre somente quanto à segurança pública, mas também em desastres e acidentes, conforme afirmou o professor Augusto Wagner.
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Perguntas interessantes