Ainda sobre a obra "Susana e os anciãos", de Artemisia Gentileschi, descreva os aspectos técnicos característicos da Arte Barroca (cores, iluminação, composição, profundidade...).
Soluções para a tarefa
Resposta:
As principais características da arte barroca são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Seu caráter realista e detalhista tem a capacidade de mexer com o emocional do espectador.
Os aspectos realistas desse estilo podem ser observados na pintura, onde nota-se um contraste de claro e escuro, intensificando a noção de profundidade. Além disso, o jogo de luz conduz o olhar do espectador à cena principal.
Os textos literários possuíam elementos rebuscados e, geralmente, extravagantes, com o jogo de ideias e de palavras. Outra característica da literatura barroca é a exploração de figuras de linguagens que expressam dualidade, como antíteses, paradoxos e inversões.
Na música, percebeu-se a preferência do texto e dos afetos sobre a sonoridade. Embora o estilo polifônico e o contraponto da música sacra tenham permanecido, a melodia procurou fontes mais populares.
Com movimento e exuberância formal, as esculturas davam a impressão que tinham vida própria. Elas causavam um grande impacto nos espectadores, sobretudo, pela dramaticidade e teatralidade das expressões.
Com elementos em formas contorcidas e espirais, a arquitetura barroca conferia um efeito de dinamismo. O uso desses elementos nas construções dava a impressão de movimento ascensional.
As principais características da arte barroca foram:
• Cultismo e conceptismo;
• Dualismo e contradições;
• Exagero e rebuscamento;
• Complexidade e Obscuridade.
• Morbidez;
• Valorização do detalhe.
Explicação: