História, perguntado por sthellaferreira24, 9 meses atrás

Ainda segundo Doratioto, quais eram os interesses de cada
um dos países envolvidos?​

Soluções para a tarefa

Respondido por goodrafael118
80

Resposta:

guerra era vista por diferentes ópticas:  

Para Solano López, era a oportunidade de colocar o seu país como potência regional e  ter acesso ao mar pelo porto de Montevidéu, graças a uma aliança com os blancos uruguaios  e os federalistas argentinos.  

Para Bartolomé Mitre, era a forma de consolidar o Estado centralizado argentino,  eliminando os apoios externos aos federalistas, proporcionados pelos blancos e por Solano  López.  

Para os blancos, o apoio militar paraguaio contra argentinos e brasileiros viabilizaria  impedir que seus dois vizinhos continuassem a intervir no Uruguai;  

Para o Império [Brasil], a guerra contra o Paraguai não era esperada, nem desejada,  mas, iniciada, pensou-se que a vitória brasileira seria rápida e poria fim ao litígio fronteiriço  entre os dois países e às ameaças à livre navegação, e permitiria depor Solano López

Espero ter ajudado... abraço ;)


goodrafael118: Desculpe a demora...
fabiolaalvesmelo12: Muito grande a resposta
EmillyAbrantes: NÃO TEM QUEM AGUENTE KAKAKAKAK
Respondido por nataliafransantos
26

Segundo Doratioto, os interesses dos países eram variados.  O Paraguai desejava se tornar uma potência regional e ter acesso ao mar a partir de Montevideo.  Para o governo argentino, era uma forma de realizar a consolidação do Estado,  sem a necessidade de receber apoio dos paraguaios.

Para os uruguaios, a união com o Paraguai era uma maneira de evitar que houvessem novas intervenções de Argentina e Brasil no país. O Brasil desejava resolver seus problemas fronteiriços, os problemas de ameaças à navegação e a deposição do governo do Paraguai.  

O Paraguai por ser um país sem acesso ao mar, buscava através do conflito conquistar territórios para ter acesso marítimo. O país buscava escoar seus produtos através de uma parceria com o Uruguai.

Naquele momento, o Uruguai era governado pelo partido dos Blancos e havia um grupo rebelde (Colorados) que eram apoiados pela Argentina e Brasil, o que ameaçava a permanência do governo uruguaio no poder.  

Na Argentina, o Paraguai apoiava os federalistas, grupo de oposição ao governo argentino, que pretendiam chegar ao poder. O Brasil tinha grande interesse nos rios da bacia platina, pois naquela época, os rios eram importantes meios de transporte para o país e algumas regiões brasileiras, como o Mato Grosso, só era acessível através dos rios.

Seguindo seus próprios interesses, os países entram em guerra, após o Paraguai aprisionar um navio brasileiro e invadir o Mato Grosso do Sul em 1864, em resposta à invasão do governo brasileiro ao Uruguai, que era um aliado paraguaio.

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/161664

Anexos:
Perguntas interessantes