“Ainda que existam críticas quanto à eficácia das certificações, algumas mais fortes como uma desconfiança de haver uma “indústria de certificação”, é perceptível a contribuição da implementação de sistemas de gestão para a capacitação das empresas para gerenciar o atendimento de requisitos da qualidade e outros requisitos de clientes. [...] Os conceitos e as práticas de gestão da qualidade evoluíram nas últimas décadas de tal modo que a gestão da qualidade pode ser entendida como uma estratégia competitiva cujo objetivo principal se divide em duas partes: conquistar mercados e reduzir desperdícios.”
CARPINETTI, L. C. R. Gestão da qualidade ISO 9001:2015: requisitos e integração com a ISO 14001:2015. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
Neste contexto, avalie as afirmativas a seguir considerando os princípios da última atualização da ISO 9001:2015:
I. Na última atualização, o foco nos clientes foi reforçado pela separação entre o conceito de cliente e parte interessada.
II. A liderança ganha cada vez mais importância, pois o bom funcionamento dos outros princípios dependem do comprometimento da alta direção.
III. A gestão de relacionamento pode apresentar benefícios tanto para a organização quanto para as partes interessadas, possibilitando operações mais eficientes.
IV. Destaca-se na última versão a abordagem por departamento como forma de delimitar e segregar cada função à sua especificidade, o que confere agilidade aos processos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Explicação:
Página 63/64
Respondido por
0
Resposta:
Resposta: II III e IV, apenas.
Explicação:
Conteúdo para justificativa nas paginas 63 e 64 do livro.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Física,
6 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Alternativa IV diz "segregar" cada função enqto o livro fala a respeito de "agregar".
A abordagem por processos consiste em uma atividade ou grupo de
atividades que transformem entradas em saídas (resultados), por meio da *agregação* de valor às entradas (CARPINETTI; GEROLAMO, 2016). Aqui é preciso analisar os processos, ajudando a minimizar ou eliminar barreiras entre departamentos, *contribuindo com o intuito de promover a integração* entre diferentes funções.