Ainda que as eleições de 2020 tenham sido as mais diversas em termos de candidaturas, a representatividade não chegou as urnas. Uma análise dos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizada pelo Instituto Update mostra que 17% dos municipios brasileiros não terio mulheres vereadoras. Pardos e pardas estarão ausentes de 18.45% das Cámaras Municipais, enquanto no que se refere a pretos e pretas esse número sobe para 59,51%. Já a presença de pessoas amarelas e indigenas será quase nula: elas não estarão representadas em, respectivamente, 96,7% e 97.94% das cidades. Os números mostram ainda que apenas 14.88% das Cámaras Municipais do pais terão em sua composição uma proporção de mulheres igual ou superior a 30% - parcela reservada por lei a candidaturas para cada sexo em eleições proporcionais A taxa de sucesso (pessoas eleitas em relação ao total de candidaturas) também se mostra desequilibrada: 5,06% para mulheres e 14.1% para homens Levando em conta a cor da pele, é de 6,19% para pretas e pretos e de 12,5% para brancas e brancos. Mesmo a renovação do ponto de vista politico - pessoas eleitas pela primeira vez - não promove a representatividade: 81.7% dos novatos são homens Brancas e brancos somam 52.7%. enquanto pretas e pretas são apenas 6,58% [...] "As pessoas eleitas espelham o sistema interno partidário, que não é democrático. As mulheres no conseguem vencer essas barreiras, pois não têm apoio, inclusive financeiro, dos partidos. Sem mudancas nas estruturas e nas cúpulas partidárias vamos continuar avançando a passos m lentos afirma Beatriz Della Costa Pedreira, diretora e cofundadora do Instituto Update ]
1 oque o texto revela sobre a participação das mulheres na política brasileira?
2 O Brasil tem a maior população negra fora da África e a segunda maior do planeta. A Nigéria com uma população estimada de 85 milhões é o único país do mundo com uma população negra maior que a brasileira.
porém no meio politico - partidário brasileiro o número de pessoas brancas e muito superior do texto trechos que comprovem essa afirmação
3 podemos afirmar que a desigualdade na política brasileira revela preconceito racial e machismo? desenvolva um comentário a respeito se utilizando de percentuais contidos no texto
4 segundo o instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE) o Brasil possui 5.570 A pesquisa do instituto Update sugere que 17% das câmeras municipais do país não terão mulheres eleitas em 2020 descubra usando a calculadora, quantas câmeras Municipais brasileiras não terão vereadoras
Soluções para a tarefa
1. O texto revela que as mulheres são minoria na representação política no Brasil.
2. Os trechos são os seguintes:
- "Levando em conta a cor da pele, [a taxa de sucesso] é de 6,19% para pretas e pretos e de 12,5% para brancas e brancos."
- "81.7% dos novatos são homens brancos e somam 52.7%, enquanto pretas são apenas 6,58%".
3. Não se pode afirmar isso, pois a maioria da população é de pardos, negros e mulheres. A escolha eleitoral é livre, podendo qualquer pessoa de qualquer classe social, raça, credo ou sexo escolher livremente seus candidatos. Além disso, as mulheres se interessam menos pela política, demonstrado pela baixa adesão às candidaturas. Assim como existem profissões com maioria feminina, elas ocorrem pela livre escolha da mulher.
4. Se entre 5.570 municípios, 17% das Câmaras Municipais não terão mulheres eleitas, isto representa 946 municípios (regra de três).
- 100% ⇒ 5.570 municípios
- 17% ⇒ x
- 100x = 5.570 · 17 → 100x = 94.690 → x = 94.690 ÷ 100 → x = 946,9
Eleições
As eleições já faziam parte do Brasil colônia, com a primeira datando 1532 para o Conselho Municipal da Vila de São Vicente (São Paulo).
Desde a redemocratização, as eleições são realizadas de quatro em quatro anos por meio de urnas eletrônicas especiais (desde 1996), de forma direta, ou seja, os votos são direcionados à pessoa em quem se quer eleger (sem representantes intermediários).
Para mais informações sobre regra de três simples e composta, acesse:
brainly.com.br/tarefa/7299589