Ainda que a agricultura responda por um pequeno percentual do Produto Interno Bruto (PIB) dos países desenvolvidos, a União Europeia e os Estados Unidos não abrem mão dos subsídios à agricultura. Sobre este tema:
I. Existe muito da pressão política do setor naqueles países, pela compreensão de considerarem este setor estratégico à segurança nacional, e compreendem como diretas as relações entre a produção agrícola e demais setores da economia.
II. EUA e Europa fazem uso de tarifas e cotas de importação por considerarem que outros países possuem competência superior à suas próprias em determinados segmentos do agronegócio.
III. Os países desenvolvidos aplicam altas tarifas de importação aos produtos agrícolas, principalmente àqueles que são pouco competitivos, de forma a garantir que o produto importado chegue a um preço mais baixo do que os custos de produção naqueles países.
IV. Além das tarifas de importação, esses países utilizam um sistema de cotas, incentivando a importação de maiores quantidades de produtos que poderão ser importados anualmente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 e 4
Explicação:
I. Verdadeiro. Ainda que não seja a maior parte da economia de um país, a agricultura liga-se diretamente com outros setores e todas as cadeias da indústria alimentícia; o que confere ao setor poder político.
II. Falso. EUA e Europa fazem uso de tarifas e taxas de importação porque produtos agrícolas de países desenvolvidos se beneficiam da política cambial para venderem produtos mais baratos, o que minaria a capacidade de competição de seus produtores internos.
III. Falso. Se os países desenvolvidos desejarem que o preço dos produtos importados cheguem a um preço baixo, logo não aplicariam altas taxa de importação.
IV. Verdadeiro. Os países utilizam-se de tarifas de importação, além do sistema de cotas de importação, o que acaba por incentivar a importação de determinados produto conforme seus interesses e necessidades.
Alternativa 4