Filosofia, perguntado por arxximenes9945, 1 ano atrás

Ainda no século XVIII, em pleno período de valorização da legitimidade da representação, Rousseau defende a democracia direta. Para ele, com o contrato social, cada indivíduo aliena incondicionalmente seu poder em favor da coletividade, mas a vontade geral não pode ser alienada nem representada. Isto significa que para Rousseau os deputados e governantes não são representantes do povo, mas apenas seus oficiais, estando subordinados à soberania popular, a única que decide por meio de assembleias, plebiscitos e referendos. A vontade geral é um conceito fundamental para compreender a democracia rousseauniana. Todo indivíduo é ao mesmo tempo uma pessoa privada e uma pessoa pública (cidadão): enquanto pessoa privada trata de seus interesses particulares, e enquanto pessoa pública é parte de um corpo coletivo que tem interesses comuns. Nem sempre o interesse de um coincide com o de outro, pois muitas vezes o que beneficia a pessoa particular pode ser prejudicial ao coletivo. Aprender a ser cidadão é justamente saber qual é a vontade geral, típica do interesse de todos enquanto componentes do corpo coletivo, mesmo que à revelia dos seus próprios interesses enquanto pessoa particular.”ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Temas de filosofia. São Paulo: Moderna, 1992. p. 146.De acordo com o texto e com seus conhecimentos anteriormente adquiridos, analise as alternativas abaixo:I. A vontade geral corresponderia ao interesse comum dos homens, colocado acima dos diversos interesses particulares.II. Rousseau defendia a democracia direta. Para ele, a vontade geral não poderia ser alienada nem representada.III. O governante deveria ser um funcionário e não o senhor do povo, estando subordinado à soberania popular.IV. Para Rousseau, a autoridade das vontades particulares deveria prevalecer acima dos interesses da coletividade.Estão corretas as alternativas:

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
3

As alternativas I, II e III estão corretas.

Para Rousseau, a democracia era feita a partir da participação popular, através da democracia direta, onde deveria prevalecer a vontade geral em detrimento dos interesses particulares.

Ele se mostrava contra determinadas instituições, como os partidos políticos, porque ele acreditava que o interesse de determinados particulares seria o predominante. Apesar de defender a democracia direta, ele acreditava que os mais pobres não tinham condição de decidir sobre assuntos políticos.

Perguntas interessantes