História, perguntado por jaquyricardi, 5 meses atrás

Ainda hoje há registros históricos da presença dos índios antes da colonização europeia no Paraná. Muitos povos primitivos que ocuparam o Paraná deixaram nas paredes das cavernas memórias de milhares de anos atrás. As pinturas, geralmente vermelhas ou pretas, são figuras de animais associadas a seres geométricos, seres humanos e plantas. A maior parte das pinturas rupestres no Paraná está concentrada em abrigos e cavernas na região dos Campos Gerais. No fim do mês passado, a arqueóloga do Museu Paranaense Cláudia Parellada descobriu em Piraí do Sul um novo conjunto de arte rupestre. A data estimada das pinturas é de 4 mil anos e retrata uma cena de dança ritual. "É uma descoberta muito importante para o Brasil. Esta área está cadastrada há 22 anos, mas não havia recursos tecnológicos para fazermos a exploração", diz. Disponível em: Acesso em: 21 fev. 2022. Após a leitura do texto é possível compreender que o Paraná não possui relevância histórica. O b. há evidências da presença humana no Paraná que remota a milhares de anos. Não há indícios de presença humana no estado antes da chegada dos europeus. Os povos indígenas foram extintos no Paraná a. Oc. O d.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Soufilhadeus137
2

Resposta:

Explicação:

Respondido por Guimasf
0

O texto destaca que a ocupação de indígenas no atual Estado do Paraná ocorreu há cerca de quatro mil anos. Esses povos desenvolveram agricultura, cerâmica, pinturas em cavernas, e outros, ao longo de milhares de anos. A resposta correta é a letra B.

Primeiros habitantes da região do atual Paraná

Esses povos teriam migrado da região andina e da Amazônia, há cerca de 10 mil anos, devido ao clima e alimentos. Eles são ancestrais das etnias Guarani, Xetá, Xokleng e Kaingang.

Eles viviam da coleta, da caça e da pesca. Desenvolveram armadilhas, lanças e outras armas para caçar. Os povos agricultores e ceramistas chegaram à região por volta de 4 mil anos atrás. Plantavam milho, abóbora, feijão e amendoim.

Suas sociedades foram desestruturadas com a chegada dos portugueses e espanhóis no século XVI. A escravidão, missões jesuíticas , as doenças, a fundação de cidades e a manipulação de rivalidades entre etnias inimigas foram responsáveis pela desestruturação desses povos e pela morte de nativos promovida pelos europeus.

Leia sobre outros tipos de registros históricos: https://brainly.com.br/tarefa/20360094

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes