História, perguntado por luizmohak87, 9 meses atrás

Ainda em 1945, enquanto ocorriam as últimas batalhas da Segunda Guerra, duas potências mundiais se destacavam: os Estados Unidos e a União Soviética. Quase de imediato, ela polarizou o mundo controlado pelas superpotências em dois campos marcadamente divididos. Os governos de unidade antifascista que tinham acabado com a guerra na Europa (exceto, significativamente, os três principais Estados beligerantes, URSS, EUA e Grã-Bretanha) dividiram-se em regimes pró-comunistas e anticomunistas homogêneos em 1947-48. HOBSBAWN, Eric. Era dos Extremos. O breve século XX. 1914-1991. São Paulo. Companhia das Letras, 1995, p. 235. A polarização após a Segunda Guerra Mundial, apresentada por Hobsbawn, pode ser compreendida a partir da (A) política imperialista promovida para ocupar a África e a Ásia. (B) criação de forças militares pelos países do Eixo e dos Aliados. (C) disputa entre as potências mundiais por zonas de influência. (D) estratégia pacífica adotada para evitar novas guerras no mundo.

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasgaranteski
6

Resposta: Letra C) Com o término da Segunda Guerra Mundial o mundo polarizado em duas correntes ideológicas o capitalismo e o socialismo que disputavam quem teria mais influencia e poder perante os outros países, outro fato são as inúmeras corridas para ver qual país se desenvolveria mais cientificamente e militarmente.

Respondido por raelpensadorp7hecn
0

Resposta:

Questão C) disputa entre as potências mundiais por zonas de influência.

Explicação:

Pode confiar! Fiz  prova e ela está corrigida.

A principal ação colocada em prática pelas superpotências mundiais, Estados Unidos e União Soviética, foi a criação de áreas de influência política e econômica com o intuito de impor suas ideologias (gabarito C). A alternativa A está incorreta porque a política imperialista e a polarização gerada em função da disputa por colônias na África e na Ásia caracterizaram e desencadearam a Primeira Guerra Mundial. A alternativa B está incorreta porque o Eixo e os Aliados foram blocos que surgiram nos embates da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais. Na Guerra Fria, período abordado no texto do suporte, os blocos militares de autoajuda que se formaram foram a OTAN (Organização do Tratado Atlântico Norte) e o Pacto de Varsóvia. A alternativa D está incorreta porque a Guerra Fria impôs uma rotina de medo e insegurança sobre o mundo, visto que o “equilíbrio” estava nas mãos de duas superpotências, Estados Unidos e União Soviética. Nessa fase, ocorreram várias crises, como a crise dos Mísseis em Cuba, no ano de 1960.

Perguntas interessantes