Ainda durante a graduação, um grupo de alunos teve uma brilhante ideia de negócio e resolveu criar uma startup.
Em uma feira destinada a levantamento de fundos para startups, o grupo conseguiu um importante contato com um fundo de investimentos.
Após uma apresentação privada, o fundo resolve apostar no grupo e propõe adquirir 25% da startup.
Além disso, o fundo exige que a startup seja formalizada como uma companhia de capital aberto, negociando outras 25% das ações na bolsa de valores, de forma que possa ampliar sua capacidade de captação de recursos.
O grupo decide acatar as exigências do fundo. Ao mesmo tempo, os alunos ficam empolgados e reticentes: com uma brilhante ideia nas mãos e com o aporte de recursos do fundo, começam a questionar as consequências das decisões tomadas.
A partir do texto apresentado e, tendo em vista o conceito de governança corporativa, avalie as afirmações a seguir.
I. Uma vez que a brilhante ideia de negócio pertence ao grupo, aderir ou não as regras de governança corporativa dependem dele.
II. As decisões sobre os rumos da startup precisam agora ser compartilhadas com acionistas minoritários e/ou majoritários.
III. Assumindo a hipótese de que os acionistas do fundo de investimento possuem diversos outros investimentos, e que decisões sobre participação em empresas específicas ficam a cargo de gestores especializados, a startup estará livre de enfrentar conflitos de agência no futuro.
IV. Nenhum membro do grupo tem obrigação de informar ao mercado sobre os ganhos financeiros obtidos com a startup nem sobre a movimentação de suas ações no mercado, independente do volume negociado.
É correto o que se afirma em.
A
I, apenas.
B
II, apenas.
C
I e III, apenas.
D
II e III, apenas.
E
I e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Letra B - II, apenas.
Explicação:
A venda de ações é a venda de parte da propriedade de uma companhia. Dessa forma, acionistas passam a ter o direito de obter informações relevantes sobre os rumos da companhia.
Perguntas interessantes