Português, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

'Água pra gente é igual doce pra criança', diz moradora de Itu



Cidade enfrenta crise no abastecimento há sete meses.

Protesto na tarde de segunda (22) terminou em confronto com a polícia.



O problema da falta d'água em Itu (SP), que enfrenta racionamento desde fevereiro, tem afetado profundamente a vida dos moradores da cidade. Muitos relatam que já chegaram a ficar até 20 dias sem água nas torneiras. "Hoje, quando vem água, a gente fica que nem criança quando ganha doce. Ninguém acredita que ela chega”, relata a dona de casa Adriana Augusta Galdeno, de 41 anos, moradora do Jardim Aeroporto.

A insatisfação com o problema culminou em um protesto na tarde de segunda-feira (22), na frente da Câmara Municipal, que terminou em conflito com a Tropa de Choque da Polícia Militar.

Segundo a dona de casa, a família teve que mudar a rotina para se adaptar às torneiras secas. "Quando a água chega, geralmente é de madrugada. Por isso, a gente deixa de dormir para poder lavar roupa, louça e até tomar banho. Tomar banho de caneca já virou um hábito. Faz dez dias que não recebemos água. Não posso lavar roupa e faz uns dez dias que eu não sei o que é tomar banho de chuveiro, porque só temos como fazer isso de caneca”, diz. Para não deixar a louça suja dentro de casa e, assim, atrair insetos, ela optou por colocá-las em uma edícula no fundo da casa. "Não sei mais o que fazer", lamenta.



GLOSSÁRIO

edícula: pequena casa anexa a uma construção principal.



Fragmento http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2014/09/

(CMSM) O sentido figurado expresso na frase "Hoje, quando vem água, a gente fica que nem criança quando ganha doce.” (1.º parágrafo) é:


(A)
a quantidade de água potável em nosso planeta tem se tornado tão rara quanto a felicidade das pessoas.


(B)
a quantidade de água potável em nosso planeta tem se tornado escassa assim como o consumo de doces para as crianças, já que estes fazem mal à saúde.


(C)
a água se tornou um recurso natural tão raro quanto os doces para as crianças.


(D)
os adultos necessitam tanto de água como as crianças de doce.


(E)
em tempos de falta de água, a felicidade das pessoas em poder contar com esse recurso em seus lares pode ser comparada à alegria das crianças ao ganhar doces.

Soluções para a tarefa

Respondido por ginasticaritmica2005
1
é a resposta é a letra (e)

Usuário anônimo: vlwww
Usuário anônimo: vc tambem poderia me ajudar nesssa
Perguntas interessantes