Água do Rio Amazonas para o resto do Brasil
O fornecimento de água da Amazônia para o Brasil não pode cometer erros do século passado e considerar que a água é uma dádiva da natureza a custo zero
A escassez de água é um problema que se agrava em todo o mundo, inclusive no Brasil. O cenário é extremamente preocupante, especialmente no contexto das mudanças climáticas globais. Segundo a ciência, secas extremas estarão cada vez mais frequentes ao longo deste século. Devemos nos preparar para isso e não tratar a seca de 2014 como um evento isolado. Existem alternativas para lidar com o problema da escassez, sendo algumas consensuais e simples e outras mais complexas, que exigem estudos de viabilidade.
Comecemos pelas alternativas consensuais e óbvias. Primeiro, é necessário tratar os esgotos das cidades brasileiras. É inadmissível que a sétima economia do mundo trate apenas 38,7% do seu esgoto. Devemos ter uma meta clara para ter esgoto zero nos rios brasileiros. É necessário também controlar a poluição dos aquíferos subterrâneos brasileiros. Segundo, é necessário recuperar e restaurar a cobertura florestal das nascentes dos rios brasileiros. Não podemos assistir de maneira passiva à morte de rios como o São Francisco. Terceiro, é necessário melhorar a eficiência do uso da água, reduzindo perdas na rede de distribuição e reduzindo o desperdício de água nas residências, na agricultura, na indústria e no setor de serviços.
1. O texto acima é um artigo de opinião sobre a escassez da água no mundo. Como todo texto neste formato, há uma posição sendo defendida. Qual é a tese defendida pelo autor?
a) A de que há alternativas óbvias para acabar com a escassez de água no mundo e a solução é simples apesar de parecer complexa.
b) A de que devemos nos preparar para lidar com o problema da escassez de água, já que o cenário é preocupante.
c) A de que é inadmissível que o mundo trate tão pouco do esgoto ocasionando mais rios e fontes poluídas.
d) A de que a poluição é o pior problema a ser controlado para barrar a escassez de água no mundo todo.
2. Releia: “É necessário também controlar a poluição dos aquíferos subterrâneos brasileiros.” A partir deste fragmento, podemos deduzir que.
a) Não há controle algum dos aquíferos subterrâneos brasileiros e eles são uma das fontes de poluição que precisam ser monitoradas.
b) Se precisa controlar a poluição dos aquíferos subterrâneos brasileiros é porque o risco é real e muito provavelmente já está afetando a disponibilidade de água.
c) É necessário controlar a retirada de água dos aquíferos subterrâneos brasileiros, uma vez que com pouca água eles poluem mais.
d) Não há outra forma de disponibilidade de água a não ser por meio dos aquíferos, que por sua vez alimentam os rios e fontes de água.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) B
2) B
Explicação:
fiz no classroom
1. c) A de que é inadmissível que o mundo trate tão pouco do esgoto ocasionando mais rios e fontes poluídas.
O artigo de opinião sobre as águas fornecidas pelo Rio Amazonas explica que, este recurso está atualmente se tornando escasso.
Tal escassez de água é um cenário que se agrava cada vez mais, pois as mudanças climáticas são significativas e não colaboram com este processo.
2. b) Se precisa controlar a poluição dos aquíferos subterrâneos brasileiros é porque o risco é real e muito provavelmente já está afetando a disponibilidade de água.
O autor do artigo de opinião deixa de forma clara que é algo inaceitável que uma potência como o Brasil trate de apenas 38,7% do esgoto produzido. É algo que impacta diretamente os aquíferos subterrâneos.
Nos artigos de opinião, os autores defendem seus próprios pontos de vista acerca de algum pensamento, fato ou acontecimento.
Em um texto opinativo, o autor tentará persuadir o leitor com base nas suas opiniões.
Mais em: brainly.com.br/tarefa/22724999
![](https://pt-static.z-dn.net/files/d86/b628e768ff17e6021a3e6609ae954b24.jpg)