Agostinho se tornou um dos principais nomes da história da filosofia e da teologia ocidental e medieval por sua acurácia em temas que só teriam amplo e perspicaz desenvolvimento na modernidade. Tendo sido professor de retórica por muitos anos e contribuído para inúmeras discussões como a questão do tempo, do pensar (cogito), da liberdade, entre outros. Não se nega o seu valor à humanidade, em especial a tradição do pensamento cristão do qual fez parte. Apesar disso, Agostinho, que chegou a ser bispo de Hipona – uma cidade provinciana da África – recebeu influências à parte de sua convicção religiosa. Que alternativa expressa corretamente uma dessas influências:
(a) Aristotelismo, do qual partilhou a crença, posteriormente abandonada, de que o caráter da matéria não deveria ser compreendido fora da noção de forma e que o indivíduo é, senão, seu composto determinado historicamente.
(b) Neoplatonismo, do qual partilhou a crença, posteriormente modelada, de uma dupla dimensão da realidade, cristianizando os mundos inteligível e sensível platônicos em formas teológicas como a cidade de Deus e a cidade dos homens.
(c) Maniqueísmo, do qual partilhou a crença, abandonada posteriormente, de que o mal era uma privação do bem, ou seja, que o mal não teria caráter objetivo e pontual, mas se manifestava como uma gradação negativa do espaço da bondade.
(d) Ceticismo, do qual partilhou a crença, abandonada desde o início, de que a impossibilidade do conhecimento era um testemunho para a existência de Deus, visto que Deus é maior que todo o conhecimento que o homem pode adquirir.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
A alternativa correta é a letra (B) Neoplatonismo
Explicação:
Embora Aurelius Augustinus Hipponensis (354 - 430) tenha sofrido influências tanto do Neoplatonismo quanto do maniqueísmo, a alternativa (C) não está correta visto que o maniqueísmo não compreendia que o mal deveria ser a privação do bem, pelo contrário, observavam os maniqueístas que o mal era substancial, acreditavam inclusive que existia uma personificação do mal (a que deram o nome de demiurgo) que se oporia diametralmente a Deus.
Perguntas interessantes
Física,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Informática,
1 ano atrás