“Agostinho foi o “teólogo filosofante” de maior destaque no processo de construção da filosofia cristã, motivo pelo qual ele é considerado um dos mais importantes pensadores do cristianismo (até mesmo da teologia como um todo, diga-se de passagem) de todos os tempos. Agostinho foi capaz de garantir a inter-relação entre o “saber cristão” e o “saber pagão””.
FREITAS, Vinícius Adriano. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021.
Com base no exposto sobre Santo Agostinho, analise as asserções a seguir e considere a relação proposta entre elas:
I. “Crer para compreender, compreender para crer” foi um dos argumentos utilizado por Agostinho para explicar a necessidade de colocar a doutrina cristã em relação com a filosofia.
PORQUE
II. Para Agostinho, o ensino tem três funções: (i) comunicar o que se pensa, (ii) transmitir a experiência direta das coisas e (iii) comunicar o que é verdadeiro.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Ambas as asserções são falsas.
Alternativa 2:
A primeira é uma asserção correta e a segunda é falsa.
Alternativa 3:
A primeira é uma asserção falsa e a segunda é correta.
Alternativa 4:
As duas asserções estão corretas e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 5:
As duas asserções estão corretas, mas a segunda não é uma justificava correta da primeira.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa 05: As duas asserções estão corretas, mas a segunda não é uma justificava correta da primeira.
Explicação:
I (página 62): “Crer para compreender, compreender para crer” foi um dos argumentos utilizado por Agostinho para explicar a necessidade de colocar a doutrina cristã em parcimônia com a filosofia.
II (página 64): Para Agostinho, o ensino tem três funções: (i) comunicar o que se pensa, (ii) transmitir a experiência direta das coisas e (iii) comunicar o que é verdadeiro. Estas são as três funções do mestre (professor).
Agostinho foi um dos pais da igreja, que defendiam os pensamentos Platônicos. Por isso a opção correta é a alternativa 5.
Agostinho e a patrística
Houve dois períodos da igreja onde ela buscou misturar os pensamentos filosóficos com princípios da fé: Patrística e escolástica! A patrística foi o primeiro movimento que foi defendido por Agostinho, para ele os pensamentos Platônicos poderiam ser conciliados com os princípios da fé.
Para ele devemos crer para compreender, de forma que isso fará com que os princípios filosóficos sejam compreendidos a base da fé. Da mesma forma que o ensino tem como objetivo comunicar o que é verdadeiro, pois a verdade está de acordo com o pensamento de Cristo.
Para saber mais sobre Agostinho e a igreja, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/24150673?referrer=searchResults
#SPJ2