Agostinho de Hipona, conhecido também como Santo Agostinho, possibilitou uma simbiose entre a filosofia grega e o cristianismo. Para isso, fundamentou-se nas concepções do filósofo Platão e no pensamento bíblico de Paulo.
Com base na afirmação acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Influenciada pelo pensamento platônico, a ética agostiniana priorizou o mundo inteligível.
PORQUE
II. O mundo inteligível era identificado por Agostinho como a cidade de Deus, enquanto o mundo sensível com a cidade dos homens.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Selecione uma alternativa:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
AJUDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Soluções para a tarefa
Santo Agostinha usa as ideias de Platão na sua teologia. Por isso a opção B é a correta
Santo Agostinho e a Patrística
Quando falamos da ''patrística'', ou seja, do período onde surgiram os primeiros pais da igreja precisamos recordar de uma coisa: A igreja retomou pensamentos antigos sobre a filosofia.
A filosofia surge como uma tentativa de explicar racionalmente a origem das coisas que existem, cada pensador tentou explicar da sua maneira o motivo das coisas existirem.
Para Platão existiam dois mundos: O inteligível e por isso perfeito, o sensível (Reflexo do inteligível) e por isso imperfeito, pois era apenas um reflexo móvel de uma realidade imóvel. Na patrística Santo Agostinho retomou esse pensamento Platônico.
Ele dizia que o mundo sensível é o mundo onde nós estamos (Cidade dos homens), enquanto que o mundo inteligível é a cidade de Deus. Por isso devemos focar nas coisas do alto e não nas terrenas.
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