ENEM, perguntado por danielisalasantos39, 5 meses atrás

Agora, vamos exercitar a primeira etapa de uma prática baseada em evidências: o acesso aos estudos científicos! Para isso, peço para que você escolha um estudo recente na sua área de interesse e compartilhe as informações aqui no fórum para discussão. As informações do estudos precisam ser apresentadas conforme o seguinte modelo de padronização:

1. Título

2. Objetivo do estudo

3. População de estudo

4. Tipo do estudo: descritivo (estudo de caso, relato de caso), analítico (transversal, coorte, caso-controle, ecológico), ou experimental

5. Principais resultados

6. Importância desse estudo

Atenção: Lembre-se se buscar os artigos em plataformas como Scielo, Portal de Periódicos da CAPES, Google Acadêmico, entre outros.

Bons estudos e um ótimo semestre a todos!

Soluções para a tarefa

Respondido por EdneiM
3

Resposta:

3. população de estudo

Explicação:

Respondido por candidojosephpebnje
2

Resposta:

A Qualificação Profissional do Trabalhador para o Mercado de Trabalho e Ambiente Organizacional

O objetivo da pesquisa é demonstrar o baixo investimento que as empresas fazem nos servidores  

Neste estudo foram na sua maior parte matérias bibliográficos  

o estudo é descritivo  

sobre o perfil das empresas nesta etapa da pesquisa é sobre a frequência da aplicação de treinamento aos colaboradores. Foi verificado que 71% da amostra não oferece treinamento aos colaboradores. E as demais seguindo uma freqüência anual, semestral, mensal e um número mínimo semanal. Estas empresas mostram-se despreocupadas com a formação de seus colaboradores. SERVIÇO COMÉRCIO INDÚSTRIA Total % Semanal 5 2 1 8 2 Mensal 19 7 0 26 7 Semestral 14 13 2 29 7 Anual 18 21 13 52 13 Não oferece 173 99 6 278 71 Total 229 142 22 393 100 15 Quadro 07 - Participação das empresas em programas de qualificação profissional em 2015. SERVIÇO COMÉRCIO INDÚSTRIA Total % NÃO 171 97 15 283 72 SIM 58 45 7 110 28 Projeto ou programa de qualificação utilizado pelas empresas 393 100 SEBRAE, SENAC, SESI, SESC 14 27 3 44 11 Projeto público de qualificação (sem custo) 2 2 0 4 1 Aplicado por empresa privada (investimento) 42 16 4 62 16 TOTAL 110 28 Fonte: Dados da pesquisa (2015), organizados pelo autor. Sobre a participação destas empresas em programas de formação e qualificação profissional, 72% dos respondentes afirmam não terem participado, enquanto 28% de forma positiva afirmaram que participaram, principalmente aplicado por empresa privada onde estas precisaram investir no programa de qualificação dos seus colaboradores. Diante da amostra pesquisadas empresas que participaram dos programas de qualificação, somente 11% afirma ter utilizado os programas gratuitos ou políticas públicas principalmente aqueles aplicados pelo SESI, SENAC, SENAI e SEBRAE. Cabe destacar que estas instituições estão aplicando no município apenas curso de Jovem aprendiz e as empresas utilizam estes programas de acordo com a legislação. Portanto, o baixo número de empresas acima de 10 funcionários representa também a baixa procura e envolvimento com programas de qualificação profissional por meio dos programas de Jovem aprendiz.

Ao final da análise dos dados coletados é possível verificar que no mercado de trabalho de Capão da Canoa as empresas pesquisadas não têm realizado investimentos em qualificação de seus colaboradores, pois 71% não investe em treinamentos. Ao mesmo tempo em que um grande número destas empresas não participou de nenhum programa de qualificação profissional gratuito no período de 2015.

na prática se percebe pouco interesse em investimento das empresa, menos de 30%, mesmo observando que a pesquisa já tem mais de 5 anos, merece uma avaliação mais profunda do mercado de trabalho, tanto nas indústrias, quanto no setores de serviços para saber: o por quê do baixo investimento na qualificação dos servidores !

Explicação:

Perguntas interessantes