Agora, responda o desafio mencionado na introdução do plano de aula.Justifique sua resposta com os conceitos abordados durante todo o processo das atividades.
semelhantes a esse mencionado e o trabalho desenvolvido pela ciência forense.
Sabendo que o mesmo recebeu uma carta envenenada e a Polícia Federal local realizará um
procedimento conhecido como cromatografia em papel para análise da tinta das canetas dos
suspeitos.
É possível com esse procedimento descobrir o autor do crime? Justifique sua resposta ao final
de todas as atividades realizadas.
Soluções para a tarefa
Estudos mostram que a concentração mais eficaz contra os microrganismos é a de 70%, valores próximos abaixo ou acima deste (60 – 80%) também mostram resultados satisfatórios.
Isso porque, há necessidade de um percentual de água na composição desse produto para que a evaporação do álcool não seja imediata, fato que diminuiria a eficácia em lisar a estrutura do patógeno.
Além disso, é por meio dessa água que o álcool é levado para o interior da bactéria, vírus ou fungo.
Em relação ao COVID-19, o uso do álcool gel 70% é uma recomendação da OMS. Salienta-se que não se deve produzir o próprio álcool gel, visto que a concentração resultante pode não ser a necessária para atuar como germicida tornando o indivíduo susceptível à contaminação.:
Desafio: Explique por que o álcool em gel de concentração inferior a 60% é ineficiente ao combate do coronavírus.
RESPOSTA: O álcool em gel inferior a 60% não tem a concentração necessária para esterilizar a área para combater o vírus.
EXPLICAÇÃO: O ideia é o álcool 70%, porque a desnaturação das proteínas do microorganismo é mais eficiente na presença da água, a entrada do álcool para dentro da bactéria é facilitada, o que retarda a vocalização do álcool, permitindo maior tempo de contado.