Agora que você sabe que as Planárias possuem alto poder de regeneração, imagine se o ser humano pudesse “receber esse poder” através da genética. Pensando no aspecto biológico e social, qual seriam as vantagens e desvantagens desse poder
Soluções para a tarefa
Suportaríamos jejuns prolongados, pois seríamos capazes de utilizar os próprios órgãos e tecidos como fonte de nutrientes. Em período de escassez reduziríamos significativamente nosso tamanho, que retornaria ao normal quando a alimentação fosse restituída.
Nosso grau de regeneração seria menos complexo. Quando nos ferimos adquimos cicatrizes e logo nos curamos, porém não somos capazes de regenerar algum membro amputado. Nossas células-troncos são menos potentes ao contrário dos neoblastos das planárias.
Se nos cortássemos ao meio (em dois), conseguiríamos nos regenerar em dois indivíduos inteiros e normais, porém com material genético identicos (clones). Uma desvantagem porém seria o risco de mutações genéticas perigosas como indíviduos de três braços ou duas cabeças.
Nos machucaríamos menos sendo os hospitais menos necessários.
Teríamos uma super população mundial.