Agora que você já conhece uma estrutura básica para redigir a redação, vamos produzir uma? 1- Leia os textos a seguir. Texto I Mobilidade urbana pode ser entendida como a maneira das pessoas transitarem nos espaços urbanos, seja de maneira individual (a pé, bicicletas, motocicletas e/ou carros), seja de maneira coletiva (ônibus, metrò, trem, etc.). Esse conceito é essencial no planejamento urbano, pois influencia de maneira decisiva na qualidade de vida dos cidadãos nas cidades. Por se tratar do direito de ir e vir das pessoas, a mobilidade urbana está diretamente ligada ao processo de urbanização das cidades. Esse processo teve sua acentuação com a chegada das grandes indústrias no Brasil, em meados da década de 1930. Tais indústrias se concentraram em poucas áreas, principal-mente na Região Sudeste. A industrialização acelerou a migração campo-cidade, conhecida como éxodo rural, em que as pessoas partiam das áreas rurais em busca de empregos e possíveis melhorias de vida. Essa migração acelerada, entretanto, não acompanhou a geração de empregos, o que trouxe grande competitividade em várias áreas: moradia, trabalho, alimentação, lazer e, principalmente, o uso dos espaços públicos. Com isso, a mobilidade urbana, ao longo dos anos, ganhou evidència, gerando graves problemas urbanos. Texto II JOÃOZINHO, PEZA OPTIMA VEZ TRAGA O CARRINHOS E VENHA ALMOGAR! QUAL O PROBLEMA ATR MOBILIDADE URBANA, MAE! TA TUDO ENGARRAFADO AQUI! A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da lingua portuguesa sobre os desafios da mobilidade urbana no Brasil. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos, selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.
Soluções para a tarefa
Você deverá fazer uma redação a respeito dos desafios da mobilidade urbana brasileira. Para isso, pesquise a respeito do tema.
Sugiro que você pesquise as causas e consequências da mobilidade urbana e defina qual sua opinião a respeito, Feito isso, você pode elaborar um texto argumentativo-dissertativo seguindo as dicas abaixo:
Exemplo de introdução:
A mobilidade urbana tem ficado cada vez mais difícil e complicada, pois as ruas estão cheias de motocicletas e carros. Será que as pessoas ficaram mais preguiçosas?
⇒ Divida o texto em introdução, desenvolvimento e conclusão.
Como esse tipo de dissertação ter caráter argumentativo, no desenvolvimento o autor faz a exposição das ideias visando argumentar para convencer o leitor sobre o que foi dito na introdução.
⇒ Faça uso de sujeito indeterminado e de verbos na 3ª pessoa.
Nos textos dissertativos argumentativos recomenda-se o uso de verbos na terceira pessoa, assim como o sujeito indeterminado. A intenção é garantir ao texto uma linguagem impessoal.
Bons estudos!
O problema com mobilidade urbana é um dos maiores desafios enfrentados pelas grandes cidades do mundo, e, no Brasil, não é diferente.
Afim de se deslocar dentro dos espaços urbanos, a mobilidade urbana leva em conta alguns aspectos como o fluxo de transporte e a organização das cidades, que afeta na maneira de como as pessoas irão se deslocar.
Geralmente, nos grandes centros urbanos existem alguns problemas com a mobilidade urbana, pois o tráfego de veículos é muito intenso.
Temos como exemplo de solução para a questão da mobilidade urbana a criação de ciclovias na cidade de São Paulo. Várias vias novas foram criadas afim de amenizar os grandes fluxos, evitando o congestionamento.
Melhorias foram feitas também em transportes que utilizam os trilhos para se locomoverem, como o trem e o metrô. Tudo isto foi feito para que as pessoas possam ter mais opções para se deslocarem.