Agora procure pensar e elaborar uma pauta que você acredite ser de relevância social para sua comunidade escolar, pensando em promover a melhoria de alguns pontos importantes de forma que possa engajar pessoas e mobilizá-las para o assunto da pauta
pfvvv me ajuda
Soluções para a tarefa
Respota
Desigualdade racial na
educação brasileira: um Guia completo
para entender e combater essa realidade
Introdução
De caráter estrutural e sistêmico, a desigualdade entre brancos e negros na sociedade brasileira é inquestionável e persiste com a fragilidade de políticas públicas para o seu enfrentamento. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo, os negros representam 75,2% do grupo formado pelos 10% mais pobres do país.
Se realmente queremos construir uma sociedade igualitária, é necessário compreender qual o papel que cada estrutura socioeconômica desempenha na reprodução do racismo, a fim de desenhar estratégias eficazes para o seu enfrentamento. Nesse cenário, o combate à desigualdade racial na educação é essencial, enquanto elemento indispensável para qualquer mudança, de modo que sem uma educação efetivamente antirracista não é possível pensar em uma sociedade igualitária.
Ao longo deste especial, compilamos uma série de informações, dados e análises aqui do Observatório de Educação – Ensino Médio e Gestão para você compreender um pouco mais sobre a desigualdade racial na educação brasileira e porque ela existe e permanece. Além disso, também abordamos políticas públicas e iniciativas diversas de gestores de escolas adotadas para enfrentar o problema , de modo a ilustrar como possível trabalhar para reduzi-la.
Para ter acesso a mais conteúdos sobre o tema, distribuímos vários links ao longo do texto, direcionando para diversos materiais selecionados, disponibilizados e organizados aqui no Observatório de Educação. Utilize-os para explorar conteúdos mais aprofundados disponíveis na nossa plataforma sobre questões específicas relacionadas à desigualdade racial na educação.
O que é a desigualdade racial na educação brasileira?
Na sociedade brasileira as diferenças sociais entre brancos e negros são nítidas no cotidiano. Além do aspecto econômico, no qual pessoas pretas e pardas (a combinação desses grupos forma a classificação negra, segundo o IBGE) são maioria entre as que possuem rendimentos mais baixos, a persistência de situações de maior vulnerabilidade, indicada por evidências nos campos da educação, saúde, moradia, entre outros, mostram evidente desequilíbrio na garantia de direitos em prejuízo para a população negra. É possível também observar a sub-representação entre líderes de equipes nas empresas, juízes e políticos.
Nessa perspectiva, o professor da University of Texas, Marcelo Paixão, esclarece como podemos definir a desigualdade racial e qual o papel dos dados para que os gestores possam elaborar políticas e práticas de combate às desigualdades raciais expressas também no espaço escolar ou na educação brasileira.
Explicação:
Uma pauta que apresenta relevância para a comunidade escolar e que precisa ser apontada e abordada é a questão do bulliyng no contexto estudantil.
O Bullying e a escola
No ambiente escolar, em decorrência do contato constante entre os jovens, as relações nem sempre são harmônicas. Esse cenário exige maior atenção da comunidade escolar para que agressões verbais, físicas e xingamentos não sejam aceitos entre os alunos ou entre os alunos e professores. Portanto, seminários voltados ao debate acerca da preservação da saúde física e mental dos estudantes são imprescindíveis.
Saiba mais sobre o bullying no contexto escolar em: https://brainly.com.br/tarefa/7528812