Agora pensemos: se a razão fosse a única determinante das atitudes morais presentes na conduta humana, como explicar a existência de sujeitos altamente inteligentes, capazes de levantar hipóteses e pensar sobre todas as possibilidades, mas nada morais? Nem Freud, cujas teses revolucionam as teorias que estudam o homem e, dessa forma, torna-se menos idealista que Piaget sobre a possibilidade do agir moral, nem esse último poderiam desconsiderar tal aspecto. Essa é a maior contribuição de Piaget. Porém, seu modelo é todo um esforço por estudar a gênese do conhecimento humano e, portanto, a regularidade das condutas humanas, que são compostas sempre pelos dois aspectos: inteligência e afetividade. Por isso, ressalta o próprio sujeito como agente. Toda sua obra revela a ação do sujeito sobre o que entende por objeto e mesmo as reações desse último são estudadas diante das projeções que procedem do sujeito. As relações estabelecidas entre sujeito e objeto (considerando aqui, pessoas, idéias e objetos materiais, como Piaget pretendia) são constituídas de energia, de afetividade. Nessas relações, projetam-se os investimentos afetivos, revelando os valores que vão se formando na relação com o outro.
Neste contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) A aprendizagem e o desenvolvimento sociomoral não são indissociados e relações equilibradas e satisfatórias são obtidas através de um processo de construção e aprendizagem.
( ) Muitos professores consideram que os conflitos deveriam ser ocorrências atípicas e, diante de brigas e atritos, demonstram insegurança e não conseguem intervir de modo construtivo, tomando decisões e agindo de forma punitiva ou ignorando e, até mesmo, baseando suas intervenções no senso comum.
( ) Trabalhar com a afetividade na escola significa relevar comportamentos considerados inadequados, e acarinhar as crianças.
( ) A afetividade está na possibilidade de construção da autoestima e autocontrole, permitindo que ao falar a respeito de si, possam se tornar pessoas equilibradas e empáticas.
( ) Ao se analisar documentos científicos e governamentais, identificou-se que a afetividade é considerada desinteressante para a aprendizagem escolar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
a) V – F – V – F – V.
b) F – F – V – F – F.
c) V – V – F – F – V.
d) V – V – F – V – F.
e) V – F – F – V – F.
ravfrbr:
caga
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Sobre as relações estabelecidas entre sujeito e objeto, temos que a sequência correta é a seguinte: d) V – V – F – V – F.
A aprendizagem e o desenvolvimento sociomoral são interligados, de forma que relações saudáveis ocorrem em um processo de construção e de aprendizagem (afirmativa I é verdadeira).
Para alguns profissionais da educação, os conflitos são situações atípicas que se baseiam em intervenções no senso comum (afirmativa II é verdadeira).
A afetividade escolar não deve relevar comportamentos inadequados (afirmativa III é falsa). Pois, a afetividade se relaciona com a autoestima e o autocontrole (afirmativa IV é verdadeira). Sendo de fundamental importância para a aprendizagem escolar (afirmativa V é falsa).
Bons estudos!
Perguntas interessantes