Sociologia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Agora para realizar as questão 4,5,6 vejo a tirinha abaixo e o trecho do artigo de Octavio lanni, "Globalização: novo paradigma das ciência sociais":
1° Mafalda pegue o pulôver que você deixou jogado.
2º Não tenho que obedecer ninguém, mamãe, sou um presidente.
3° E eu sou o banco mundial, o clube de París e o fundo monetário internacional.
4° Tenho que reconhecer que ela foi bem viva!

( Imagem retirada de http://clubedamafalda.blogspot.com.br/2006 03 01 archive.html#.Ui3g1WR4ZjQ.
acesso 11/09!2013
"Há noções que sofrem uma espécie de obsolescência, em certos casos parcial, em outros total. O estado-nação, por exemplo, entra em declínio, como realidade e conceito. Não se trata de dizer que deixará de existir, mas que está realmente em declínio, passa por uma fase crítica, busca reformular-se. As forças sociais, econômicas, politicas, culturais, geopolíticas, religiosas e outras, que operam em escala mundial, desafiam o estado-nação, com a sua soberania, como o lugar da hegemonia. Sendo assim os espaços do projeto nacional, seja qual for a sua tonalidade politica ou econômica, reduzem-se, anulam-se ou somente abre horizontes. Mas o pensamento cientifico parece um tanto tímido, surpreso ou mesmo atônito, diante das implicações epistemológicas da globalização.
As noções de interdependência e imperialismo também estão postas causa, se admitimos que o estado-noções, está em crise, enfrenta um fase de declínio, busca reformular-se. As grandes e pequenas nações, centrais e periféricas, dominantes e subordinadas, ocidentais e orientais, ao sul e ao norte, todas se deparam com o dilema da reformulação das condições de soberania e hegemonia. É claro que há blocos, geopolíticas, imperialismos, dependências e interdependências nesse mesmo cenário. Há vínculos antigos e novos que atrelam nações umas ás outras, não só em condições de igualdade, mas principalmente de desigualdade. Também as organizações internacionais, compreendendo a ONU, FMI, BIRD, GATT e outras exercem as suas atividades priorizando interesse de nações com maior poder econômico, politico, militar, cultural. Essa continua a ser uma dimensão importante do cenário mundial. Simultaneamente, no entanto, declinam e reformulam -se as condições de soberania e hegemonia, em todos os quadrantes. Mesmo porque já há centros de poder, em escala global, que sobrepassam soberanias e hegemonias. As empresas, corporações e conglomerados transnacionais, em suas redes e alianças em seus planejamentos sofisticados, operando em escala regional, contos continental e global, dispõem de condições para impor-se aos diferentes regimes políticos, às diversas estruturas estatais, ao distintos projetos nacionais

4) Com base na tirinha, no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que:
a) A globalização lida com a expansão do capital de grandes empresas, contudo, estas se mantém vinculadas a seus países de origem.
b) O fenômeno da globalização se caracteriza pela sobreposição do poder de grandes conglomerados empresarias sobre soberanias nacionais.
c) As organizações internacionais são organismos neutros, não influenciados pelas nações de maior poderio econômico e politico.
d) O fenômeno da globalização põe fim ao Estados-nação através da ideologia neoliberal.

5) Leia as afirmativas abaixo, todas elas relacionadas ao neoliberalismo
I- O neoliberalismo se contrapões á doutrina do Estado do bem-estar social, entendendo que o Estado deve intervir na economia se preocupando também em garantir os direitos e a qualidade de vida da população pela qual é responsável.
II- O neoliberalismo é uma doutrina politica e econômica que prevê uma atuação minima do Estado em assuntos econômicos. Para seus propositores a economia seria autorregulada pela concorrência do próprio mercado.
III- A partir da década de 1980 os princípios do neoliberalismo foram adotados como normas pelas chamadas "organizações multilaterais". como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial.
Agora assinale a opção que contém a (s) falsa (s):
a) I
b) II
c) III
d) nenhuma das afirmativas é falsa

6) De acordo com o texto de lanni, podemos afirmar que:
a) As organizações multilaterais acabam com privilégios que antes eram nações desenvolvidas.
b) As organizações multilaterais reproduzem desigualdades que se davam antes entre soberanias nacionais.
c) As organizações multilaterais acabam por equalizar possível diferenças sociais entre projetos nacionais
d) As organizações multilaterais produzem uma economia global integrada e independente de conflitos políticos nacionais.

Soluções para a tarefa

Respondido por dindoõ
6
A 4 é a letra B,    A 5 é a D, porque o neoliberalismo  prevê uma atuação minima do Estado em assuntos econômicos. Então ele é contra o Estado do bem-estar social, e II- III estão certas também. E a 6 eu acho que é a letra D

Sociocabel: Obrigada!!!
Perguntas interessantes