Agora leia atentamente as seguintes assertivas quanto à veracidade, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO: I De acordo com a norma padrão há quatro formas diferentes de grafias: porque – junto e sem acento –, por que – separado e sem acento –, por quê – separado e com acento – e porquê – junto e com acento. II Emprega-se por que – separado e sem acento – também para substituir pelo qual, pelos quais, pela qual, pelas quais, por qual, por quais – preposição por e pronome relativo o qual. III O por quê – separado e com acento – é utilizado em frases interrogativas, diretas ou indiretas, na posição final da frase. IV O porquê – junto e acentuado – é, na verdade, um substantivo, sinônimo de causa, razão, motivo, e vem precedido de artigos definidos ou indefinidos, podendo variar de acordo com o número – singular ou plural. V Foneticamente, não há distinção entre os porquês. As assertivas I, II, III, IV e V são, RESPECTIVAMENTE: a. V, V, V, V, V. b. F, V, V, V, F. c. V, V, V, V, F. d. F, F, F, F, F. e. V, V, V, F, F.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Todas são verdadeiras.
Explicação:
Visto que, foneticamente, todos os porquês são iguais, a única que diz que tal afirmação está correta é a alternativa A.
A alternativa correta quanto à classificação das afirmativas apresentadas sobre os "porquês" é a letra A) V, V, V, V.
A Língua Portuguesa é uma língua complexa e complicada, e possui vários detalhes que, mesmo que possam parecer pequenos, é de fundamental importância que estes sejam aprendidos.
Para escolher a alternativa correta na questão apresentada, é preciso entender que os "porquês" possuem quatro diferentes tipos, e cada um deles possuem situações específicas as quais eles devem ser utilizados:
- Por que: situações de perguntas;
- Porque: situações de respostas ou explicações;
- Por quê: situações de perguntas onde o mesmo se encontra no final da frase, antes apenas do ponto de interrogação.
- Porquê: situações onde há indicações de motivos, razões, além de que este pode ser utilizado como substantivo.
Todos esses "porquês", mesmo que escritos de forma diferente, são pronunciados de maneira igual.
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/11595351