Agora, finalizando nosso estudo de probabilidade, analise essa situação e verifique se existe realmente um problema matrimonial...Em 2006, a inglesa Kerry Richardson deu à luz a gêmeos com cor de pele e olhos completamente diferentes, amigos e familiares começaram a comentar o fato. A situação já ia ter um desfecho complicado quando alguém questionou: “Qual a probabilidade desse casal ter dois filhos, um menino com olhos castanhos e uma menina com olhos azuis? Ufa! Geneticistas e estudantes de genética, vamos dar uma mãozinha para esse casal, afinal, as crianças não têm culpa de estranhos estarem causando intrigas entre seus pais. Para facilitar, lembre-se: o gene para olhos castanhos é dominante em relação ao gene para olhos azuis.
a) 1/2
b) 1/4
c) 3/4
d) 3/8
e) 3/32
Soluções para a tarefa
Resposta:
E) 3/32
Explicação:
Como é citado na questão temos um menino de olhos castanhos e uma menina de olhos azuis, sabendo que a característica de olhos azuis é dada por um par de alelos recessivos temos que a menina é homozigota recessiva para olhos claros (aa), e o menino é heterozigoto ou homozigoto dominante para olho escuro (AA ou Aa), logo temos que os pais são:
P₁= Aa
P₂= _a
Sendo que pelo menos o pai ou a mãe precisa ser heterozigoto, e consequentemente o outro pode ser ou homozigoto recessivo ou heterozigoto
Vamos tomar o caso onde os dois são heterozigotos, fazendo o cruzamento temos:
Aa ₓ Aa = AA, Aa, Aa, aa
AA, Aa, Aa = 3/4 ⇒ Olhos castanhos
aa = 1/4 ⇒ Olhos azuis
Pronto já temos os valores das probabilidade de cada característica, agora só resta calcular a chance da nascer menino e menina.
Primeiro vamos verificar todas as chances prováveis de nascer do sexo feminino e masculino:
Temos a chance de nascer (M,M)(F,F)(M,F)(F,M), ou seja, temos 4 chances prováveis e há apenas duas que são as que desejamos, a probabilidade então é: 2/4 = 1/2
Agora só precisamos calcular, e para isso vamos multiplicar as probabilidades dos eventos que desejamos que aconteçam:
P = 1/2 · 3/4 · 1/4 = 3/32