Agora, é com você: Antes de se posicionar sobre o tema, responda, de forma fundamentada, as seguintes questões:
Quem pode se constituir como MEI? Apenas o empresário individual ou também a sociedade empresária?
Qual a receita bruta anual máxima permitida para se caracterizar como MEI?
Quantos empregados o MEI poderá contratar?
Quais vantagens/desvantagens você vislumbra na atuação de um MEI no mercado? Justifique a sua resposta. Verifique as respostas dos demais colegas e analise se eles concordam ou não com você. Se houver discordância, debata o assunto.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Quer abrir uma empresa e não pensa em ter sócios? Então esse post vai interessar a você. Na grande maioria dos casos, de fato não é necessário ter um sócio para se constituir uma empresa. Uma exceção são os advogados, que só podem abrir empresa com sócios. Mas para centenas de outras atividades, existem quatro possibilidades de empresas sem sócios: MEI, Empresário Individual, EIRELI e Sociedade Limitada Unipessoal.
Antes de abrir um novo negócio e iniciar as atividades, é necessário que se faça um cuidadoso planejamento que envolve uma série de aspectos importantes, como análise de mercado, definição de metas, expectativa de custos, entre outros. Um dos pontos mais importantes é justamente a escolha do formato jurídico da nova empresa e é aí que o empreendedor, que não pretende ter sócios, terá que conhecer as características dos modelos disponíveis, estudando suas principais diferenças para que se faça a opção mais adequada.
Resposta:
Para ser MEI, é necessário que o empresário siga algumas regras: Tenha faturamento limitado a R$ 81.000,00 por ano; Não participe como sócio, administrador ou titular de outra empresa; Contrate no máximo um empregado, que receba exclusivamente 1 (um) salário mínimo ou o piso salarial da categoria profissional.
Geralmente, quem não pode ser MEI são pessoas que exercem atividades intelectuais como advogados, médicos, dentistas, engenheiros, desenvolvedores de software, programadores, entre outros CNAES que não estão contemplados na tabela do MEI.
Vantagens de ser um microempreendedor individual:
- Baixo custo para abertura do negócio
- Direitos previdenciários
- Registro de funcionário
- Declaração de renda feita simplificada
- Facilidade para obter crédito
- Ser MEI e trabalhar de carteira assinada ao mesmo tempo
- Cursos gratuitos
Desvantagens de ser um microempreendedor individual:
- Limite na renda anual
- Limite na contratação de empregados
- Limite de crescimento da empresa
Explicação:
Conclusão
O MEI possui suas vantagens e desvantagens, mas parece indiscutível que essa categoria é uma opção bastante interessante para quem deseja trabalhar por conta própria ou empreender. A categoria nasceu para legalizar a situação de muitos empregados e, atualmente, pode ser uma boa oportunidade para muitos que desejam empreender.