AGORA É COM VOCÊ!
1 - Atenas tinha 350 mil habitantes. Quem eram os:
a)Cidadãos.
b)Metecos
c)escravos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.
Explicação:
Na cidade grega de Atenas, eram considerados cidadãos aqueles que podiam participar da vida política. Ou seja: somente homens, atenienses de nascença, que gozassem de boa situação financeira.
Apesar de ter sido uma democracia, o direito ao voto e discussão política só podia ser exercido por aqueles que possuíssem bens suficientes, sendo a participação censitária.
Mulheres, escravos e aqueles que não tinham bens materiais suficientes eram excluídos do processo.
Resposta:
- Cidadãos: Para ser cidadão, era necessário ser homem, filho de pais atenienses, livre e maior de idade. Dessa forma, mulheres, crianças, escravos e estrangeiros estavam excluídos das decisões políticas.
- Metecos: Os metecos eram homens livres, gregos e não gregos, (…) findo um determinado prazo de estadia (…) (talvez um mês) o estrangeiro de passagem em Atenas devia obrigatoriamente inscrever-se como meteco, senão era passível de ser vendido como escravo (…) estavam submetidos a diversas obrigações.
- Escravos: Na Grécia Antiga uma pessoa tornava-se escrava de diversas formas. A mais comum era através da captura em guerras. Várias cidades gregas transformavam o prisioneiro em escravo. ... Em Atenas, este tipo de escravidão foi extinto somente no século VI a.C, após as reformas sociais promovidas pelo legislador Sólon.
Explicação:
Espero ter te ajudado, tenha ótimos estudo!!