Agora, é a sua vez, realize o EXERCÍCIO e compartilhe-o com o (a) professor (a) da disciplina de Língua Portuguesa.
Observe os elementos apresentados no conteúdo artigo de opinião. Leia atentamente o modelo.
Como você convenceria alguém a respeito da sua opinião sobre esse tema? Quais os tipos de argumentos que você usaria no
desenvolvimento do seu texto?
Desenvolva dois parágrafos, de 6 a 10 linhas, com dois argumentos diferentes para defender sua posição sobre a temática de
incentivo ao futebol feminino.
Você pode usar o espaço abaixo para escrever sua carta ou verso da folha.
Soluções para a tarefa
Para responder essa questão você pode redigir um texto argumentativo-dissertativo dizendo como convenceria alguém a respeito da sua opinião sobre o futebol feminino. Antes de começar, você deve se posicionar e listar pelo menos dois argumentos que fundamentem o seu ponto de vista.
Dicas para fazer o texto:
- Divida o texto em introdução, desenvolvimento e conclusão.
No desenvolvimento as ideias são desenvolvidas com a intenção de convencer o leitor sobre o ponto de vista apresentado na introdução.
Como esse tipo de dissertação ter caráter argumentativo, no desenvolvimento o autor faz a exposição das ideias visando argumentar para convencer o leitor sobre o que foi dito na introdução.
- Faça uso de sujeito indeterminado e de verbos na 3ª pessoa.
Em textos dissertativos é aconselhável utilizar uma linguagem impessoal.
Espero ter ajudado!
A desigualdade entre gêneros é uma problemática histórica ainda muito evidente no mundo contemporâneo. Sendo o esporte uma das práticas sociais que refletem os padrões de comportamento e os valores de uma sociedade, é notável que essa diferença está refletida nesse plano, como fruto do machismo. Por isso, mesmo que a participação feminina tenha aumentado nas últimas décadas, fica claro que ainda não é dado o devido incentivo à inclusão da mulher nesse meio.
Em primeiro lugar, é preciso ressaltar a forte carga cultural e histórica relacionada a esse comportamento. O afastamento feminino da prática esportiva é dado sob inúmeros discursos. Dentre eles, ressalta-se, como na Grécia Antiga, o fato de a mulher ser considerada “sexo frágil”, enquanto o esporte seria para os fortes. Além disso, desde a infância, a menina é criada para realizar as atividades domésticas e, futuramente, cuidar dos filhos. Tal fato mostra que a falta de incentivo às práticas desportivas começa desde cedo, já que requer tempo integral de dedicação. Até mesmo os professores de Educação Física, na escola, em sua maioria homens, frequentemente, excluem as meninas de algumas atividades.