Agora, caro aluno(a), baseado nos conceitos abordados no plano de estudo tutorado que envolveu Propriedades Coligativas, responda o desafio mencionado abaixo, justifique sua resposta com base nos conteúdos abordados durante todo o processo das atividades e pesquisas. Desafio: Faça uma pesquisa sobre a importação de alimentos e cite outros alimentos que provavelmente eram conservados com o uso do sal. Escreva quais os tipos de conservação usados hoje em dia para exportar alimentos para outros países. Descreva como cada tipo de conservante funciona. Faça um texto respondendo as questões e associando com os conceitos de propriedades coligativas abordados ao longo das atividades propostas.
obs: se responderem qualquer coisa so para ganhar pontos vai ser denunciado imediatamente! :-)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Como se conservam os alimentos para a exportação
É necessário importar os alimentos em escassez no Brasil, como também o fazem todos os países. E o sal e outros conservantes são importantes para não estragar os alimentos e eles conservarem ao longo do percurso até chegar ao consumidor.
Os métodos de conservação de alimentos permitem que se possa guardá-los para uso futuro sem que se estraguem. Os homens pré-históricos secavam a comida ao sol ou guardavam-na em cavernas frescas. Atualmente ainda se usa a secagem (desidratação) e o resfriamento (refrigeração) para preservar os alimentos. No entanto, a ciência desenvolveu outros métodos de preservação dos alimentos.
Dentre os alimentos que se conservam com sal, podemos citar: frango, peixes, carne bovina, carne suína, e alguns condimentos de tempero que necessitam do sal, dentre outros.
Como métodos de conservação do produto, podemos citar:
1. Salgamento: Quando se acrescenta muito sal à carne ela fica preservada do ataque das bactérias pois quando esses micróbios tentam colonizar a carne eles não sobrevivem pois perdem água por osmose. O sal da carne a torna um meio hiperconcentrado em relação à bactéria e a água que existe em seu interior sai e passa para a carne.
2. Processo de refrigeração e congelamento: A conservação pelo frio baseia-se na inibição total ou parcial dos principais agentes responsáveis pela alteração dos alimentos. Quanto mais baixa for à temperatura, mais reduzida será a ação química, enzimática e o crescimento microbiano.
3. Desidratação e secagem: Nesse processo é feita a retirada total da água dos alimentos, os microrganismos não podem desenvolver-se nos alimentos secos. É muito utilizada para flocos de batata, café e outros alimentos.
4. Conservação pelo calor: Ela consiste em tratá-los a uma temperatura elevada, para eliminar micro-organismos ou desnaturar as enzimas responsáveis pela deterioração dos alimentos.
5. Enlatamento: Eliminam-se todos os microrganismos, e mantem os alimentos livres do contato com o ar, para livrá-los de germes.
6. Irradiação de alimentos (ou radiação ionizante): A irradiação nos alimentos tem a função de diminuir a germinação ou eliminar bactérias que contaminam os alimentos e, diferente do que a maioria da população imagina, a irradiação não altera as propriedades dos alimentos, isso quando também respeitado o limite de dose de radiação para cada alimento.
Esses são alguns dos métodos mais usados atualmente, porém existem muitos outros que não estão presentes neste texto.
CASO EU TENHA TE AJUDADO, POR FAVOR DEIXE SEU ''OBRIGADO''.