AGIRH - adaptado) Entre os anos de 1904 e 1905, uma série de derrotas militares do Império Russo em guerra contra o Japão abalou a já fragilizada base do governo czarista de Nicolau II. Essas derrotas pioraram ainda mais as condições de vida da maioria da população pobre e miserável. No dia 22 de janeiro de 1905, trabalhadores russos organizaram uma manifestação pacífica para reivindicar melhores salários e redução da jornada de trabalho. O czar ordenou que os guardas imperiais reprimissem os manifestantes, matando centenas de homens, mulheres e crianças. Esse episódio ficou conhecido como:
Soluções para a tarefa
Este episódio ficou conhecido como o "Domingo Sangrento" e marcou, simbolicamente, a "perda da fé" dos operários e camponeses russos no Czar, tendo estas classes passado a aderir cada vez mais aos movimentos revolucionários e a criticar cada vez mais a figura do Czar.
Este evento foi traumático para o povo russo pois até então havia a ideia de que o Czar era o "pai" do povo, e que mesmo quando tomava medidas políticas ruins estes erros não eram "culpa dele", mas sim dos seus maus ministros. Depois deste dia esta ideia passou a ser cada vez menos acreditada e passaram a culpar cada vez mais a Monarquia pelos problemas sociais do país.
Esse episódio ficou conhecido como o domingo sangrento.
- ➪ Justificação:
Esse episódio ficou conhecido como o domingo sangrento porque o dia dessa repressão é um domingo, e houve muitas mortes, o que explica o derramamento de sangue. Com efeito, este domingo marca o início da revolução russa de 1905, mas continua a ser o dia mais chocante neste início de revolução porque mulheres, homens e crianças foram mortos indistintamente, e o sangue correu neste dia. Os civis exigiram um aumento salarial, mas o czar não concordou e, para acabar com os protestos, enviou seus guardas imperiais para matar qualquer um em seu caminho. Esta ação provocou raiva entre os civis e a Revolução Russa começou.
❒ Mais sobre revolução russa:
➥ https://brainly.com.br/tarefa/9266882