Filosofia, perguntado por MilenaScottini012, 8 meses atrás

"Age como se a máxima de tua ação devesse tornar-se mediante tua vontade a lei universal da natureza." Immanuel Kant, Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Nesse trecho da Fundamentação da Metafísica dos Costumes, o filósofo Immanuel Kant formula o seu famoso imperativo categórico. Com isso, ele julgou ter respondido à questão moral de um modo distinto da tradição filosófica. Qual a principal diferença entre a moral kantiana e a moral tradicional?

A) A moral kantiana remete às escrituras sagradas para fundamentar as ações individuais.


B) Kant afirma a impossibilidade do ser humano agir de forma correta por ser naturalmente egoísta.


C) A moral kantiana rejeita regras externas ao indivíduo (heteronomias), está fundamentada apenas na razão humana.


D) Kant rejeita a moral cristã e afirma que o indivíduo deve viver a vida como uma obra de arte.

Soluções para a tarefa

Respondido por rafarochac
123

Alternativa correta: c) A moral kantiana rejeita regras externas ao indivíduo (heteronomias), está fundamentada apenas na razão humana.

Kant propõe uma Ética que se opõe à tradição filosófica. Para ele, os seres humanos são capazes de julgar o valor de uma ação e agir movidos pelo dever.

Desse modo, o imperativo categórico atua como uma fórmula racional para avaliar as ações. Se o indivíduo julgar que a ação a ser praticada poderia se transformar em uma regra para ações semelhantes, ela está em conformidade com o dever e pode ser praticada. Se o julgamento for negativo, essa ação não é uma ação moral.

Assim, Kant afirma a autonomia dos indivíduos em relação à moral, distinguindo de concepções que relacionam a moral à figura divina ou à religião, por exemplo.

Respondido por larissamagrani
6

De acordo com Kant, o princípio supremo da moralidade deve assentar-se na razão prática pura, e as leis morais devem ser independentes de qualquer condição subjetiva da natureza humana (LETRA C).

Immanuel Kant, filósofo alemão, tenta criar uma nova filosofia partindo do racionalismo (movido por Descartes, Spinoza, Leinbiz) e do empirismo (Hume, Locke) para criar a sua filosofia transcendental e categórica.

Para a máxima kantiana, o sujeito deve agir de tal forma que a sua ação se torne uma ação universal e que sirva para todos. Assim, seguindo a razão, a ética do dever, para Kant, é a deontologia, isto é, o estudo do dever e a sua aplicação na sociedade.

Segundo Kant, a ação humana não deve se pautar no achismo e na mera intenção de agir. Ela deve ser puramente racional e seguir, no máximo, o respeito ao próximo. A ética é categórica, objetiva e guiada, somente, pela razão humana, pois se assim não for, ela será particular e subjetiva, não havendo um parâmetro ético no mundo.

Link: brainly.com.br/tarefa/15201670

Anexos:
Perguntas interessantes