(ADVISE 2009)Leia atentamente o texto abaixo:A troca de favores governava todas as relações. Sem patrono, político não fazia carreira, magistrado não permanecia no cargo, funcionário público não conseguia emprego, escritor não ficava famoso, empresário não conseguia criar empresa, banco não obtinha permissão para funcionar. Essa situação ficou bem caracterizada no ditado popular: “Quem não tem padrinho morre pagão”. (COSTA. Emília Viotti da. O legado do império: Governo oligárquico e aspirações democráticas. In: Nossa história: a construção do Brasil. Rio de Janeiro, 2006, p. 163).O Brasil adentra no hall das nações republicanas em 1889. Sobre este momento é INCORRETO afirmar:A) Quem fez a República no Brasil foi uma parcela da elite que estava descontente com os rumos tomados pelo império.B) A principal característica do Império foi a descentralização do poder político, já a Primeira República é marcada pela ultracentralização do poder na esfera federal. Com esta mudança, o presidente tornou-se um ditador eleito.C) A situação social no país não muda muito com o advento da República.D) As questões sociais são tratadas como caso de polícia, basta ver os exemplos de Canudos e da Guerra do Contestado.E) A política do “café com leite” é uma expressão simplista e enganadora, já que Minas Gerais também era um importante produtor de café. Nesse sentido, a expressão mais correta seria: “café com café”.
Soluções para a tarefa
A) Quem fez a República no Brasil foi uma parcela da elite que estava descontente com os rumos tomados pelo império.
Correto. A República é resultado de um golpe de Estado perpetrado pela Elite brasileira.
B) A principal característica do Império foi a descentralização do poder político, já a Primeira República é marcada pela ultra-centralização do poder na esfera federal. Com esta mudança, o presidente tornou-se um ditador eleito.
Falso. Não houve no Império uma descentralização de fato, uma vez que com a divisão dos poderes, o poder moderador, que era do Imperador, poderia modificar quaisquer esferas.
C) A situação social no país não muda muito com o advento da República.
Correto. A República é simplesmente uma mudança no status político do país, para as camadas pobres e para os escravos, pouca coisa muda.
D) As questões sociais são tratadas como caso de polícia, basta ver os exemplos de Canudos e da Guerra do Contestado.
Correto. Não havia preocupação social a fundo, durante a República. Os cuidados com estas questões acabam chegando apenas bem mais tarde, com a atuação, por exemplo, de Getúlio Vargas.
E) A política do “café com leite” é uma expressão simplista e enganadora, já que Minas Gerais também era um importante produtor de café. Nesse sentido, a expressão mais correta seria: “café com café”.
Correto. A expressão é meramente ilustrativa, é claro, mas é imprescindível lembrar também deste papel produtor de Minas Gerais.