História, perguntado por Zyrazalea3800, 1 ano atrás

(ADVISE 2009)“A guerra consiste não só na batalha, ou no ato de lutar, mas num período de tempo em que a vontade de disputar pela batalha é suficientemente conhecida”.A afirmação de Thomas Hobbes (1588 – 1679) se encaixa bem ao período conhecido como Guerra Fria, fenômeno pós Segunda Guerra Mundial, que durou cerca de 45 anos. No Brasil, um dos principais efeitos desta conjuntura internacional foi:A) A formação de um bloco independente à União Soviética (URSS) e aos Estados Unidos (EUA), liderado pelo Brasil na América do Sul.B) O apoio aos EUA em troca do abrandamento da dívida externa naquele momento.C) A adesão ao bloco liderado pelos EUA, apesar da permanência das relações diplomáticas com a URSS.D) A extinção legal do Partido Comunista Brasileiro pelo governo Dutra (1946 – 1951).E) A adesão ao bloco liderado pela URSS, comandada pelo então presidente Getúlio Vargas, tendo em vista o apoio aos direitos trabalhistas no Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
84

A) A formação de um bloco independente à União Soviética (URSS) e aos Estados Unidos (EUA), liderado pelo Brasil na América do Sul.

Falso. O Brasil não foi líder de bloco algum durante o período da Guerra Fria.


B) O apoio aos EUA em troca do abrandamento da dívida externa naquele momento.

Falso. Não houve apoio aos EUA direcionado apenas ao abrandamento da dívida externa. Os motivos eram mais do que meramente econômicos.


C) A adesão ao bloco liderado pelos EUA, apesar da permanência das relações diplomáticas com a URSS.

Falso. Houve uma ruptura diplomática com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.


D) A extinção legal do Partido Comunista Brasileiro pelo governo Dutra (1946 – 1951).

Correto. Um dos reflexos da ruptura diplomática e da associação aos EUA foi a extinção do Partido Comunista Brasileiro.


E) A adesão ao bloco liderado pela URSS, comandada pelo então presidente Getúlio Vargas, tendo em vista o apoio aos direitos trabalhistas no Brasil.

Falso. O Brasil não se uniu à URSS, mantendo sempre melhores relações com os Estados Unidos.

Perguntas interessantes