Adriana varejão em sua obra queria alertar sobre qual necessidade?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sua obra reproduz elementos históricos e culturais, com temas ligados à colonização, ao barroco e à azulejaria. Investiga também a utilização do corpo humano, da visceralidade e da representação da carne como elemento estético.
Resposta:
Mesclando elementos barrocos em diálogo com a arte contemporânea, Adriana Varejão cria pinturas e instalações que questionam as relações sociais construídas em um passado colonial. Em suas obras, os materiais estão ligados simbolicamente à história cultural brasileira.
Ingressa na faculdade de engenharia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) em 1981, mas a abandona no ano seguinte.
A partir de 1983, faz cursos livres na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage), no Rio de Janeiro, e aluga ateliê no bairro do Horto com outros estudantes.
A obra de Adriana Varejão toma impulso com a pintura figurativa e gestual dos anos 1980. Em 1986, recebe o Prêmio Aquisição do 9º Salão Nacional de Artes Plásticas, promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte/RJ).
Ao conhecer a cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, o repertório barroco passa a marcar suas criações. A narrativa, a mescla de linguagens bi e tridimensionais e a exuberância material das obras dialogam com a visualidade barroca, em busca de uma experiência estética totalizante.
Suas pinturas são influenciadas também pelo barroco cubano e pela filosofia chinesa.
Em pinturas como Altar I (1987), as pinceladas espessas remetem aos ornamentos das igrejas. Em Abóbada (1987), tais alusões e a materialidade vigorosa confrontam figuração e abstração. A intensidade barroca é expressa pela lógica compositiva de preenchimento total do espaço e pela cenografia das telas.
Participa da mostra Brasil Já, no Museu Morsbroich, em Leverkusen, Alemanha (1988).
Espero ter lhe ajudado
E me Desculpa qualquer coisa eu tentei ;-)
Bons estudos:-}