Adolescência na sociedade
Nós últimos 40 anos , fui agraciada pela presença constante dos jovens na minha vida. Verdadeiro presente, a convivência diária com eles me deu a valiosa possibilidade de olhar para a adolescência como um período da vida que é muito mais do que um mero estado de " aborrecência" , como definem muitos, e que passará com o tempo.Quero dizer com isso que a adolescência na nossa sociedade é, de fato, um intervalo de transição entre a infância e a vida adulta, com um início e um fim de fácil precisão, caracterizado por várias transformações físicas, cognitivas , sociais e psicológica que independem da vontade ou da condição dos jovens de interagir com elas .
Além disso , é um momento da vida em que vivemos mergulhados em dilemas , conflitos , dúvidas , incertezas e receios .Desejamos conquistar a tão almejada liberdade , mas não sabemos se seremos capazes de assumir as responsabilidades pelos nossos atos .Queremos ser independentes dos nossos pais , mas não sabemos se conseguiremos nos subsidiar sozinhos . Queremos realizar nossos sonhos e ideias, mas não sabemos se conseguiremos transformá - los em realidade.Mas é importante registrar que a juventude é muito mais do que isso.Essa fase da vida representa um momento de transição e de mudanças que convida as gerações mais velhas a revistarem e repensarem as suas verdades. É o momento em que somos convidados a reinventar nossos aprendizagem do passado.
Nossos jovens,filhos também dos avanços econômicos e tecnológicos, se acostumaram a conseguir tudo o que querem , a não ser contrariados,a estar sempre conectados , a dirigir ai invés de escrever e , por isso , almejam uma vida que ofereça crescimentos pessoais e salários altos, de preferência muito rapidamente. Enquanto isso, nós,os filhos da ditadura, que vimos nossos sonhos e ideias cultivados na juventude serem destruídos por um governo autoritário, que restringiu os direitos individuais, temos medo do futuro e , consequentemente, queremos que nossos jovens percebam que a vida é dura e difícil, o caminho é longo e cheio de percalços e o preço que se paga pela realização de um sonho é, por vezes, muito alto . Está na hora de nos perguntarmos: quem conduzirá a história do futuro? O que nós e nossos jovens podemos esperar do mundo? Os medos dos filhos da ditadura ou a confiança dos filhos da globalização? De quem é a vida, afinal ? Nossa ou dos filhos do nosso Brasil?
fim do texto
1) A psicóloga e articulista Anita Bacellar aborda uma temática bastante pertinente na contemporaneidade.
Qual é essa temática?
alguém poderia me ajudar é urgente mesmo
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Explicação:
Respondido por
3
A psicóloga Anita Bacellar aborda a temática em relação ao período da adolescência, que é uma fase da vida humana cheia de dúvidas, angústias, transformações, início de um senso de responsabilidade e também mudanças físicas.
A temática do texto sobre os adolescentes
Na contemporaneidade, temos que os jovens adolescentes são considerados, não importa o tempo, o futuro da nação, pois eles irão compor as sociedades de todo o planeta, sendo adultos com responsabilidades.
Elementos como a ditadura e a globalização a psicóloga coloca em pauta, pois ela possui dúvidas de como será o futuro.
Veja mais sobre os adolescentes em
https://brainly.com.br/tarefa/49472394
#SPJ1
Anexos:
aleedyradtke:
obg
Perguntas interessantes
Geografia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Inglês,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás