✅ Adolescência e puberdade
✴️ A presente unidade didática visa verificar o nível de conhecimento e compreensão do aluno , quanto às mudanças físicas, fisiológicas, psicológicas, afetivas e sexuais provenientes da puberdade, entendendo-a como uma fase da adolescência, antes e após um programa de intervenção pedagógica.
✴️ A OMS (1989) define que a adolescência é a fase da vida que corresponde dos 10 aos 19 anos, sendo a pré-adolescência dos 10 aos 14 anos e a adolescência propriamente dita, dos 15 aos 19 anos, critério também adotado pelo Ministério da Saúde do Brasil (2007). O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado pela Lei , no 8.069/1990, art. 2o. considera que a adolescência vai dos 12 aos 18 anos de idade.
✴️ Do nascimento à morte, o corpo passa por muitas transformações. Entretanto, em alguns momentos essas transformações são muito expressivas. Um desses momentos é a adolescência. ✴️ Entretanto, percebe-se que muitos adolescentes não sabem porque seu corpo está passando por tantas mudanças e nem como cuidar dele de modo a ter uma adolescência saudável. Não entendem os novos desejos que os assaltam e nem como lidar com eles.
De acordo com Brêtas (2003) é na adolescência, especificamente no púbere, que se processam várias mudanças hormonais, que aceleram o crescimento físico e também o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários. As mudanças ocorridas aceleradas e desiguais são representadas no corpo e acaba surpreendendo o adolescente que não reconhece mais o próprio corpo
✴️ Essas transformações são muito questionadas pelos adolescentes, pois não foram eles que as escolheram e nem determinaram o momento para que elas acontecessem, o que gera muitas dúvidas.
✴️ Os conflitos nessa fase, em especial sobre a sexualidade, são inevitáveis e precisam ser discutidos para serem, pelo menos, parcialmente compreendidos.
✴️ Percebe-se que o desconhecimento da origem e consequências dessas mudanças, seja nos aspectos físicos, fisiológicos e sexuais, causa uma grande inquietação.
✴️ O Ministério de Educação e Cultura (MEC), avalia que muitas escolas preocupadas com essa temática, incluem em seus conteúdos formais, noções relativas à anatomia e fisiologia do corpo humano. Entretanto, essa abordagem não atende as necessidades e curiosidades do adolescente, enfocando apenas o corpo biológico, não incluindo as dimensões culturais, afetivas e sociais contidas nesse corpo. É notório que a curiosidade de crianças e adolescentes em relação às mudanças corporais e à sexualidade são muito significativas e que a satisfação dessas curiosidades contribui para que o desejo do saber seja impulsionado ao longo da vida.
✴️ Vale salientar que o contrário, a insatisfação, gera ansiedade e tensão, o que pode inclusive, interferir na aprendizagem dos conteúdos escolares.
✴️ Há de se preocupar também, com essas modificações, porque elas despertam novos desejos e sentimentos. Nessa fase iniciam-se os namoros, o “ficar” e também o início da vida sexual precoce, expondo os adolescentes cada vez mais cedo às doenças sexualmente transmissíveis ou à gravidez indesejada. Os autores ressaltam ainda que a orientação e a informação podem minimizar tudo isso, e ajudar o adolescente a viver essa etapa com menos dúvidas e medo, permitindo assim um crescimento saudável.
✴️ É importante lembrar, que adolescência e puberdade não são sinônimas, pois a puberdade é apenas um dos aspectos dessa fase e refere-se ao processo de desenvolvimento orgânico e corporal. Ela ocorre entre os 9 e 14 anos de idade para os meninos e entre os 8 e 13 para as meninas. Ocorrem muitas transformações no corpo, provocadas por alterações hormonais, estrógeno e progesterona nas meninas e testosterona nos meninos, e essas transformações podem durar até os 20 anos de idade.
✴️ Sobre a influência dos hormônios nas transformações do corpo:
Uma área do cérebro, chamada hipotálamo, envia uma mensagem para uma glândula chamada hipófise ou pituitária. A hipófese começa a produzir hormônios relacionais ao crescimento (FSH, LH e outros), que são lançados no sangue e cujo efeito estimula outras glândulas endócrinas do corpo, tais como as glândulas sexuais e faz com que elas também produzam hormônios.
✴️ O hormônio folículo–estimulante (FSH) atua no desenvolvimento dos folículos no ovário e, atuando em combinação com o hormônio luteinizante (LH), regula a ovulação na mulher e a secreção de estrógeno pelo ovário. No homem, atua no desenvolvimento dos testículos e a secreção de andrógeno; influencia especificamente as fases finais da espermatogênese.
1) faça uma belo resumo do resto acima .
por favor preciso disso rapidamente
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
KD a pergunta ?
............
naticosta26:
é pra fazer um resumo
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás
Administração,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás