adoção de uma postura filosófica é fundamental para a formação do pensamento crítico e o comportamento ético. Marilena Chauí, importante filósofa contemporânea, afirma que há duas características da postura filosófica, uma positiva e outra negativa
Soluções para a tarefa
Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é,
aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido,
virtude e vício. A consciência moral não só conhece tais diferenças, mas também
reconhece-se como capaz de julgar o valor dos atos e das condutas e de agir em
conformidade com os valores morais, sendo por isso responsável por suas ações e
seus sentimentos e pelas conseqüências do que faz e sente. Consciência e res-
ponsabilidade são condições indispensáveis da vida ética.
A consciência moral manifesta-se, antes de tudo, na capacidade para deliberar
diante de alternativas possíveis, decidindo e escolhendo uma delas antes de lançar-
se na ação. Tem a capacidade para avaliar e pesar as motivações pessoais, as
exigências feitas pela situação, as conseqüências para si e para os outros, a
conformidade entre meios e fins (empregar meios imorais para alcançar fins morais é
impossível), a obrigação de respeitar o estabelecido ou de transgredi-Io (se o
estabelecido for imoral ou injusto).
A vontade é esse poder deliberativo e decisório do agente moral. Para que exerça
tal poder sobre o sujeito moral, a vontade deve ser livre, isto é, não pode estar
submetida à vontade de um outro nem pode estar submetida aos instintos e às
paixões, mas, ao contrário, deve ter poder sobre eles e elas.
O campo ético é, assim, constituído pelos valores e pelas obrigações que formam
o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito
moral, principal constituinte da existência ética. O sujeito ético ou moral, isto é, a
pessoa, só pode existir se preencher as seguintes condições:
- ser consciente de si e dos outros, isto é, ser capaz de reflexão e de reconhecer a
existência dos outros como sujeitos éticos iguais a ele;
- ser dotado de vontade, isto é, de capacidade para controlar e orientar desejos,
impulsos, tendências, sentimentos (para que estejam em conformidade com a
consciência) e de capacidade para deliberar e decidir entre várias alternativas
possíveis;
- ser responsável, isto é, reconhecer-se como autor da ação, avaliar os efeitos e
conseqüências dela sobre si e sobre os outros, assumi-Ia bem como às suas
conseqüências, respondendo por elas;
- ser livre, isto é, ser capaz de oferecer-se como causa interna de seus sentimentos
atitudes e ações, por não estar submetido a poderes externos que o forcem e o
constranjam a sentir, a querer e a fazer alguma coisa. A liberdade não é tanto o poder
para escolher entre vários possíveis, mas o poder para autodeterminar-se, dando a si
mesmo as regras de conduta.
O campo ético é, portanto, constituído por dois pólos internamente relacionados: o
agente ou sujeito moral e os valores morais ou virtudes éticas. Do ponto de vista do
agente ou sujeito moral, a ética faz uma exigência essencial, qual seja, a diferença
entre passividade e atividade. Passivo é aquele que se deixa governar e arrastar por
seus impulsos, inclinações e paixões, pelas circunstâncias, pela boa ou má sorte,
pela opinião alheia, pelo medo dos outros, pela vontade de um outro, não exercendo
sua própria consciência, vontade, liberdade e responsabilidade.
Ao contrário, é ativo ou virtuoso aquele que controla interiormente seus impulsos,
suas inclinações e suas paixões, discute consigo mesmo e com os outros o sentido
dos valores e dos fins estabelecidos, indaga se devem e como devem ser respeitados
ou transgredidos por outros valores e fins superiores aos existentes, avalia sua
capacidade para dar a si mesmo as regras de conduta, consulta sua razão e sua
vontade antes de agir, tem consideração pelos outros sem subordinar-se nem sub-
meter-se cegamente a eles, responde pelo que faz, julga suas próprias intenções.
BONS ESTUDOS:)
Resposta: O aspecto negativo é a negação do senso comum, ao que já está estabelecido e posto como verdadeiro. O aspecto positivo é a indagação sobre a razão das coisas origem de nossas ideias e os motivos de as coisas serem como são.
Explicação: