Geografia, perguntado por tiopatinhassapatao, 10 meses atrás

Admitindo-se que a migração interna é um processo social, deve-se supor que ela tenha causas estruturais que impelem determinados grupos a se colocarem em movimento. Essas causas são quase sempre de fundo econômico – deslocamento de atividades no espaço, crescimento diferencial da atividade em lugares distintos e assim por diante – e atingem os grupos que compõem a estrutura social do lugar de origem de um modo diferenciado.


Analise o processo migratório do Nordeste para o Sudeste no período de 1940 a 1970, de acordo com as considerações do texto anterior.

Soluções para a tarefa

Respondido por haxuuxz
16

Resposta:

Migração nordestina ou êxodo nordestino refere-se a um processo migratório secular de populações oriundas da região nordeste do Brasil para outras partes do Brasil, em especial, para o centro-sul. Esse movimento migratório teve e tem grande relevância na história da migração no Brasil, desde a época do Império.

Com o início do "Primeiro Ciclo da Borracha" em 1879, os nordestinos migraram para a região da Amazônia, fato que se repete com o "Segundo Ciclo da Borracha" durante a Segunda Guerra Mundial. Com o auge da industrialização do Brasil, entre as décadas de 1950 e 1970, a migração nordestina para a região Sudeste, em especial para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, foi intensa, tornando as capitais destes estados (São Paulo e Rio de Janeiro) grandes polos de atração para essas populações.

Com o declínio do crescimento industrial do Sudeste, a partir do final dos anos 1980, a migração nordestina para São Paulo e Rio de Janeiro diminuiu consideravelmente. Entre as décadas de 1980 e 1990, a migração multinucleada tornou-se mais evidente, registrando-se também migrações para a região do Distrito Federal e, mais uma vez, para a região amazônica.

Espero ter ajudado!


tiopatinhassapatao: vlwww
haxuuxz: Disponha.
Respondido por ceciliavieira49
5

Resposta:

A Região Nordeste possui uma tradição de mobilidade social por fatores de expulsão, como longos períodos de estiagem e poucas oportunidades de prosperidade econômica. Devido ao desenvolvimento industrial brasileiro ter se concentrado na Região Sudeste, formou-se um polo de atração e, nesse período, milhares de nordestinos buscaram oportunidades, sobretudo no eixo Rio-São Paulo.

Explicação:

Perguntas interessantes