Português, perguntado por Robson24062019, 10 meses atrás



Admitindo-se que a literatura pode ser "estudada" e que o estudo da literatura é uma forma de conhecimento, marque F para as afirmações que forem FALSAS e V para as que forem VERDADEIRAS:

( ) Para podermos situar os estudos literários no contexto das formas de conhecimento, devemos começar distinguindo os dois ramos principais do conhecimento, as ciências humanas e as ciências naturais.

( ) As ciências naturais se ocupam da realidade enquanto natureza, ou seja, elas se ocupam dos fatos que se repetem, independentemente das circunstâncias espaciais e temporais. Por isso, é possível estabelecer leis gerais para esses fatos e em relação a eles podemos fazer afirmações com grande objetividade e precisão.

( ) Os métodos utilizados pelas ciências naturais são métodos generalizadores. Assim, podemos dizer que as ciências naturais procuram explicar os fenômenos.

( ) As ciências humanas, ou também chamadas ciências culturais, ocupam-se da realidade enquanto cultura, ou seja, algo produzido pela interferência do homem na natureza. A cultura está diretamente relacionada ao homem e, consequentemente, ela é histórica por natureza, ou seja, é algo que se altera incessantemente. Assim, as ciências humanas se ocupam de fatos ou fenômenos culturais, ou seja, que não se repetem, e que dependem das circunstâncias de tempo e de espaço. Em relação a esses fatos, não se pode estabelecer leis gerais.

( ) As ciências humanas são caracterizadas pela objetividade. Por tudo isso, podemos dizer que elas não utilizam métodos particularizadores, ou seja, não estão interessadas naquilo que é característico, naquilo que é particular a cada fenômeno estudado. Em consequência disso, as ciências humanas não explicam, mas procuram compreender os fenômenos.



[ ]V V F F V


[ ]V F V F V


[ ]F F F F V


[ ]F V F V F


[x ]V V V V F

Soluções para a tarefa

Respondido por robsonsilvavis
2

Resposta:

V V V V F corrigida

Explicação:

corrigida


Robson24062019: obrigado
Perguntas interessantes